ESTILOS DE PENSAMENTO DE PROFESSORES: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA EM PESQUISAS BRASILEIRAS

  • Fabiane de Andrade Leite UFFS
  • Martinho Kroetz UFFS

Resumo

Os estilos de pensamento de professores na área de Ciências da Natureza (CN) é o foco deste texto que tem como objetivo apresentar um estudo bibliográfico que contemple as compreensões de pesquisadores acerca da categoria estilo de pensamento de Ludwick Fleck (2010). Foram investigadas dissertações e teses publicadas na Biblioteca Digital Brasileira de teses e Dissertações, no período de 1995 até 2016.  Por meio da análise de conteúdo foram encontradas oito teses e nove dissertações com o descritor “estilo pensamento”. Após a leitura na íntegra, os artigos foram organizados em três categorias que relacionam as compreensões acerca dos estilos de pensamento e as perspectivas da racionalidade na formação de professores, sendo elas: técnica, prática e crítica. O processo de análise possibilita depreender que o estilo de pensamento crítico predomina nas discussões apresentadas nas pesquisas brasileiras, o que pode contribuir para qualificar o desenvolvimento de ações formativas na área de Ciências da Natureza.

Publicado
2020-07-30
Como Citar
LEITE, Fabiane de Andrade; KROETZ, Martinho. ESTILOS DE PENSAMENTO DE PROFESSORES: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA EM PESQUISAS BRASILEIRAS. Revista Areté | Revista Amazônica de Ensino de Ciências, [S.l.], v. 13, n. 27, p. 111-122, jul. 2020. ISSN 1984-7505. Disponível em: <https://periodicos.uea.edu.br/index.php/arete/article/view/1838>. Acesso em: 19 abr. 2024.
Seção
Artigos

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