ESTILOS DE PENSAMENTO DE PROFESSORES: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA EM PESQUISAS BRASILEIRAS
Resumo
Os estilos de pensamento de professores na área de Ciências da Natureza (CN) é o foco deste texto que tem como objetivo apresentar um estudo bibliográfico que contemple as compreensões de pesquisadores acerca da categoria estilo de pensamento de Ludwick Fleck (2010). Foram investigadas dissertações e teses publicadas na Biblioteca Digital Brasileira de teses e Dissertações, no período de 1995 até 2016. Por meio da análise de conteúdo foram encontradas oito teses e nove dissertações com o descritor “estilo pensamento”. Após a leitura na íntegra, os artigos foram organizados em três categorias que relacionam as compreensões acerca dos estilos de pensamento e as perspectivas da racionalidade na formação de professores, sendo elas: técnica, prática e crítica. O processo de análise possibilita depreender que o estilo de pensamento crítico predomina nas discussões apresentadas nas pesquisas brasileiras, o que pode contribuir para qualificar o desenvolvimento de ações formativas na área de Ciências da Natureza.