ANÁLISE DAS RELAÇÕES CIÊNCIA-TECNOLOGIA-SOCIEDADE EM LIVROS DIDÁTICOS DE QUÍMICA GERAL

  • Albino Oliveira Nunes UFRN
  • Josivânia Marisa Dantas UNICAMP
  • Fabiana R. G. e S. Hussein UFBA
  • Ótom Anselmo de Oliveira UFRN

Resumo

Os estudos sobre as atitudes e crenças em relação às interações do trinômio C-T-S têm, reiteradas vezes, apontado para uma visão limitada que estudantes e professores possuem sobre aquelas deixando em questão como tornar essas atitudes mais críticas e reflexivas. É nesse contexto que no presente trabalho buscou-se analisar como os livros textos de química geral apresentam a ciência e suas interações com a tecnologia e a sociedade. Para tanto, foram analisados os capítulos referentes aos conceitos de ácidos e bases em nove livros, frequentemente adotados no Ensino Superior brasileiro.  Os resultados demonstram uma baixa presença de discussões das relações CTS nos livros e que quando há referências às ditas relações essas se apresentam como conteúdo histórico e epistemológico.

Publicado
2020-07-30
Como Citar
NUNES, Albino Oliveira et al. ANÁLISE DAS RELAÇÕES CIÊNCIA-TECNOLOGIA-SOCIEDADE EM LIVROS DIDÁTICOS DE QUÍMICA GERAL. Revista Areté | Revista Amazônica de Ensino de Ciências, [S.l.], v. 13, n. 27, p. 26-37, jul. 2020. ISSN 1984-7505. Disponível em: <https://periodicos.uea.edu.br/index.php/arete/article/view/1831>. Acesso em: 18 abr. 2024.
Seção
Artigos

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