A RADIOATIVIDADE EM UMA ABORDAGEM CTS ATRAVÉS DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA LÚDICA

  • Marcos Vinícius Palmeira-Mello UFF
  • Eluzir Pedrazzi Chacon UFF

Resumo

Este trabalho apresenta uma Sequência Didática e um recurso lúdico desenvolvidos para o estudo da Radioatividade em turmas de um Pré-Vestibular Social, no Rio de Janeiro. O conteúdo foi ministrado e o jogo “Baralho Radioativo”, criado como ferramenta facilitadora da aprendizagem, foi aplicado para fixação do conteúdo. Na culminância da Sequência Didática foi proposto um debate intitulado “Radioatividade: mocinha ou vilã?”, buscando-se uma análise crítica sobre a utilização da radioatividade e as consequências de seu mau uso. Procurou-se refletir a prática docente com intuito de transformar o professor em um profissional mais reflexivo e crítico, capaz de elaborar estratégias adequadas às situações vivenciadas e interessado em melhorar seus métodos constantemente. A Sequência Didática mostrou-se adequada, pois permitiu seções de feedback e o crescimento intelectual do grupo envolvido.

Publicado
2020-07-30
Como Citar
PALMEIRA-MELLO, Marcos Vinícius; CHACON, Eluzir Pedrazzi. A RADIOATIVIDADE EM UMA ABORDAGEM CTS ATRAVÉS DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA LÚDICA. Revista Areté | Revista Amazônica de Ensino de Ciências, [S.l.], v. 13, n. 27, p. 13-25, jul. 2020. ISSN 1984-7505. Disponível em: <http://periodicos.uea.edu.br/index.php/arete/article/view/1830>. Acesso em: 21 out. 2020.
Seção
Artigos