UMA APLICAÇÃO DE CAMPOS CONCEITUAIS NO ENSINO INTERDISCIPLINAR DE ASTRONOMIA NA FÍSICA E NA MATEMÁTICA NO ENSINO MÉDIO

  • Antônio Vanderlei dos Santos
  • Rosane Fontana
  • Juliana Rodrigues
  • Graciela Paz Meggiolar

Resumo

A matemática e a física são vistas como disciplinas difíceis e complexas pela maioria dos alunos. Além do que, o sistema de ensino, em boa parte das vezes, insiste em utilizar métodos antigos de ensino aprendizagem, onde, geralmente, acaba por dificultar o entendimento dos estudantes nas áreas citadas. Para tanto, o presente artigo apresenta por objetivo propor uma sequência didática de ensino usando a teoria de campos conceituais de Vergnaud para a aprendizagem nos conteúdos de física e matemática ligados à astronomia. A sequência didática utilizada foi de ordem qualitativa, uma vez que observou-se o comportamento dos alunos diante do trabalho realizado, e quantitativa, sendo que foi proposto um questionário aos estudantes onde verificou-se a aprendizagem dos conceitos transmitidos. A partir da pesquisa realizada, constatou-se que, conforme a teoria dos campos conceituais sugere, a aprendizagem dos conceitos relacionados à matemática e a física, quando são colocados em situações e esquemas distintos dos utilizados no cotidiano escolar, acontece mais facilmente, por conseguinte, isto acaba por auxiliar no desenvolvimento do campo conceitual dos estudantes, e por fim, aprofundando os conhecimentos dos mesmos. 

Publicado
2020-01-02
Como Citar
SANTOS, Antônio Vanderlei dos et al. UMA APLICAÇÃO DE CAMPOS CONCEITUAIS NO ENSINO INTERDISCIPLINAR DE ASTRONOMIA NA FÍSICA E NA MATEMÁTICA NO ENSINO MÉDIO. Revista Areté | Revista Amazônica de Ensino de Ciências, [S.l.], v. 12, n. 26, p. 183 - 198, jan. 2020. ISSN 1984-7505. Disponível em: <http://periodicos.uea.edu.br/index.php/arete/article/view/1674>. Acesso em: 07 jul. 2020.
Seção
Artigos