RÉPLICAS ZOOLÓGICAS PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DE BIOLOGIA:

UMA PESQUISA COLABORATIVA

  • Samir Santos
  • Geilsa Baptista

Resumo

Este artigo apresenta resultados de uma pesquisa qualitativa e que objetivou identificar qual a importância da construção colaborativa e utilização de réplicas zoológicas como recursos pedagógicos alternativos para o ensino e aprendizagem de biologia na concepção de um professor de ciências antes e após a sua participação em uma oficina voltada para a construção de réplicas zoológicas. Os dados foram coletados mediante entrevista semiestruturada com esse professor e as análises se deram de maneira indutiva e em diálogo com a literatura específica da área de ensino de ciências. Os resultados indicam que o professor participante ampliou as suas concepções sobre a importância das réplicas zoológicas para o ensino de ciências, delimitando a sua aplicabilidade como recurso alternativo que contribui para facilitação do ensino e contextualização dos saberes culturais. Além disto, passou a compreender a técnica de confeccionar réplicas de animais para enriquecer as suas aulas de zoologia e produzir seus próprios recursos de ensino, podendo suprir a falta de recursos didáticos na escola onde atua. Consideramos imperativa a oferta e realização de trabalhos colaborativos desta natureza entre universidades e escolas para que melhorias aconteçam no ensino e, por conseguinte, nas aprendizagens por parte dos estudantes.

Publicado
2020-01-02
Como Citar
SANTOS, Samir; BAPTISTA, Geilsa. RÉPLICAS ZOOLÓGICAS PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DE BIOLOGIA:. Revista Areté | Revista Amazônica de Ensino de Ciências, [S.l.], v. 12, n. 26, p. 168 - 182, jan. 2020. ISSN 1984-7505. Disponível em: <http://periodicos.uea.edu.br/index.php/arete/article/view/1672>. Acesso em: 08 abr. 2020.
Seção
Artigos