RÉPLICAS ZOOLÓGICAS PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DE BIOLOGIA:
UMA PESQUISA COLABORATIVA
Resumo
Este artigo apresenta resultados de uma pesquisa qualitativa e que objetivou identificar qual a importância da construção colaborativa e utilização de réplicas zoológicas como recursos pedagógicos alternativos para o ensino e aprendizagem de biologia na concepção de um professor de ciências antes e após a sua participação em uma oficina voltada para a construção de réplicas zoológicas. Os dados foram coletados mediante entrevista semiestruturada com esse professor e as análises se deram de maneira indutiva e em diálogo com a literatura específica da área de ensino de ciências. Os resultados indicam que o professor participante ampliou as suas concepções sobre a importância das réplicas zoológicas para o ensino de ciências, delimitando a sua aplicabilidade como recurso alternativo que contribui para facilitação do ensino e contextualização dos saberes culturais. Além disto, passou a compreender a técnica de confeccionar réplicas de animais para enriquecer as suas aulas de zoologia e produzir seus próprios recursos de ensino, podendo suprir a falta de recursos didáticos na escola onde atua. Consideramos imperativa a oferta e realização de trabalhos colaborativos desta natureza entre universidades e escolas para que melhorias aconteçam no ensino e, por conseguinte, nas aprendizagens por parte dos estudantes.