OS CONTEÚDOS DE BIOLOGIA CELULAR:
AS OPINIÕES DOS ALUNOS SOBRE O ENSINO E AVALIAÇÃO
Resumo
Os conteúdos da biologia celular são ensinados, principalmente, no segundo ano letivo do ensino médio, e a aprendizagem deles possibilita ao estudante compreender as estruturas e os processos celulares em diferentes organismos. Nessa pesquisa foram analisadas as concepções dos alunos sobre os conteúdos de biologia celular e avaliação. Foram entrevistados 349 estudantes de nível médio de sete escolas públicas do Estado de São Paulo com a finalidade de analisar a visão desses estudantes sobre o conhecimento escolar de biologia celular e o seu processo de avaliação. De acordo com os entrevistados, o processo de avaliação incentiva, principalmente, a memorização dos conceitos fragmentados de biologia celular, com pouco entendimento das funções e mecanismos celulares. Os instrumentos da avaliação, mencionados pelos entrevistados, não parecem incentivar a contextualização desses conceitos com fatos do dia a dia do aluno e tampouco a análise de dados experimentais, requerida em atividades laboratoriais. Assim, a célula parece ser vista como uma estrutura estática e fragmentada, pois o aluno tem dificuldade em associar a estrutura da célula com a funcionalidade das organelas e a sobrevivência do organismo.