ENSINO DE QUÍMICA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS:

CONTRIBUIÇÕES E LIMITES DE PROPOSTA EDUCACIONAL

  • Katiane Pereira da Silva
  • Fabiana R G Silva Hussein
  • Noemi Sutil

Resumo

Neste trabalho são analisados contribuições e limites de uma proposta educacional para o Ensino de Química na Educação de Jovens e Adultos, com base nos princípios formativos de Paulo Freire e Jürgen Habermas, destacando os conceitos de diálogo, problematização e entendimento. O desenvolvimento dessa proposta agrega a pesquisa com ênfase qualitativa envolvendo três etapas, em Curitiba, estado do Paraná, em 2015. A primeira etapa foi destinada a conhecer condições e características dos sujeitos envolvidos nas ações educativas. Na segunda etapa, com o reconhecimento de situações-limites, foram desenvolvidas atividades educacionais e materiais didáticos. Na terceira etapa, após o desenvolvimento das ações educativas, foram realizadas entrevistas com os participantes. Os dados foram analisados conforme Análise de Conteúdo. No que concerne às contribuições dessa proposta, destacam-se o diálogo, a problematização e a busca por entendimento. Contudo, foram identificados limites relacionados à percepção de alguns estudantes sobre esse processo.

Publicado
2020-01-02
Como Citar
SILVA, Katiane Pereira da; HUSSEIN, Fabiana R G Silva; SUTIL, Noemi. ENSINO DE QUÍMICA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS:. Revista Areté | Revista Amazônica de Ensino de Ciências, [S.l.], v. 12, n. 26, p. 98 - 109, jan. 2020. ISSN 1984-7505. Disponível em: <https://periodicos.uea.edu.br/index.php/arete/article/view/1663>. Acesso em: 26 abr. 2024.
Seção
Artigos

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