CONCEPÇÃO DOS ESTUDANTES CONCLUINTES DO ENSINO MÉDIO SOBRE A DECOMPOSIÇÃO DE EXCREMENTOS E CICLAGEM DE NUTRIENTES

  • Samanta Oliveira da Silva
  • Cibele Pimenta Tiradentes
  • Solange Xavier dos Santos

Resumo

Neste trabalho são apresentados e discutidos resultados de uma pesquisa acerca da concepção dos concluintes do Ensino Médio (EM) sobre o processo de decomposição das fezes e ciclagem de nutrientes. Os dados foram obtidos a partir da aplicação de um questionário semi-estruturado a 75 estudantes de três turmas da 3ª série do EM de três escolas da rede pública estadual de Goiânia/GO. A análise qualiquantitativa das respostas mostrou que a maioria dos estudantes concebe a noção de decomposição no processo de desaparecimento das fezes do ambiente. Entretanto, o entendimento do fenômeno é bastante superficial, pois poucos conseguiram nomeá-lo corretamente, a maioria dá mais relevância aos fatores físicos do que aos seres vivos envolvidos no processo, sendo poucos os que compreendem com clareza a importância da ciclagem de nutrientes na natureza.

Publicado
2020-01-02
Como Citar
SILVA, Samanta Oliveira da; TIRADENTES, Cibele Pimenta; SANTOS, Solange Xavier dos. CONCEPÇÃO DOS ESTUDANTES CONCLUINTES DO ENSINO MÉDIO SOBRE A DECOMPOSIÇÃO DE EXCREMENTOS E CICLAGEM DE NUTRIENTES. Revista Areté | Revista Amazônica de Ensino de Ciências, [S.l.], v. 12, n. 26, p. 59 - 71, jan. 2020. ISSN 1984-7505. Disponível em: <http://periodicos.uea.edu.br/index.php/arete/article/view/1658>. Acesso em: 07 jul. 2020.
Seção
Artigos