O JOGO DO CICLO CELULAR – UMA ALTERNATIVA PARA O ENSINO DE BIOLOGIA

  • Luis de Farias
  • Greiciele da Silveira
  • Valeska Arruda

Resumo

Este trabalho objetivou propor um jogo de memória sobre ciclo celular para auxiliar na compreensão e fixação do conteúdo pelos acadêmicos do 5º semestre de Ciências Biológicas da UNEMAT, além de avaliar a percepção dos discentes em relação ao método utilizado. O trabalho foi desenvolvido em junho de 2013 com 14 acadêmicos. Neste jogo utilizou-se 27 cartas, sendo que sete compreendiam as imagens de cada etapa do Ciclo Celular, sete continham os conceitos do processo e sete com a nomenclatura do ciclo. Após a aplicação do jogo didático, os participantes responderam o questionário com quatro perguntas objetivas sobre a percepção dos estudantes sobre o jogo, dificuldades encontradas em relação ao jogo, e as dificuldades encontradas do conteúdo. Neste jogo de memória retratou as fases que envolvem a Interfase e Mitose. Assim, os resultados obtidos neste estudo permitiram verificar que os acadêmicos acreditam que esta atividade lúdica aplicada é uma ótima estratégia de ensino, pois facilitou a compreensão e fixação dos conceitos transmitidos nas aulas teóricas, embora apenas 14,30% dos participantes afirmaram ter muito conhecimento sobre o ciclo celular. No entanto, a maioria dos alunos respondeu que a atividade permitiu fixação e aumento de conhecimento do conteúdo (85,70%) e interesse por parte dos alunos (97,90%). Ainda, conforme as atitudes dos estudantes durante o desenvolvimento da prática, a aula ficou mais divertida e com a participação unânime dos alunos.

Publicado
2017-05-04
Como Citar
DE FARIAS, Luis; DA SILVEIRA, Greiciele; ARRUDA, Valeska. O JOGO DO CICLO CELULAR – UMA ALTERNATIVA PARA O ENSINO DE BIOLOGIA. Revista Areté | Revista Amazônica de Ensino de Ciências, [S.l.], v. 8, n. 16, p. 27-35, maio 2017. ISSN 1984-7505. Disponível em: <http://periodicos.uea.edu.br/index.php/arete/article/view/165>. Acesso em: 22 out. 2019.
Seção
Artigos