FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA ANALISADA ATRAVÉS DE UM CURSO EM TECNOLOGIAS DIGITAIS
Resumo
Este artigo é parte de uma dissertação de mestrado que teve como objetivo analisar as percepções, possibilidades e desafios de professores de matemática no que tange ao uso das tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC) em suas práticas didático-pedagógicas, a partir do processo de formação em serviço no âmbito do projeto piloto Amazonas+ Conectado. A partir dos dados coletados emergiram três categorias, sendo que, aqui, apresentaremos somente a categoria: Formação e realidade a partir da reflexão do professor. Para desenvolvimento desse trabalho, foi adotada a abordagem qualitativa, tendo como instrumentos de coleta de dados: análise documental, questionário e entrevista semiestruturada. Os resultados obtidos indicam que a formação ainda está distante das reais necessidades dos docentes, pois os dados apontam que os professores não conseguiram apropriar-se com segurança dos instrumentos tecnológicos durante a formação. Outro fator está relacionado à forma como essas formações são planejadas, sem conexão entre três eixos: a tecnologia, o pedagógico e o conteúdo (matemático).