FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA ANALISADA ATRAVÉS DE UM CURSO EM TECNOLOGIAS DIGITAIS

  • Rosângela C. Brito Universidade Federal do Amazonas
  • Nilomar Vieira de Oliveira Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Elizandra Rego de Vasconcelos Universidade Federal de Santa Catarina

Resumo

Este artigo é parte de uma dissertação de mestrado que teve como objetivo analisar as percepções, possibilidades e desafios de professores de matemática no que tange ao uso das tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC) em suas práticas didático-pedagógicas, a partir do processo de formação em serviço no âmbito do projeto piloto Amazonas+ Conectado. A partir dos dados coletados emergiram três categorias, sendo que, aqui, apresentaremos somente a categoria: Formação e realidade a partir da reflexão do professor. Para desenvolvimento desse trabalho, foi adotada a abordagem qualitativa, tendo como instrumentos de coleta de dados: análise documental, questionário e entrevista semiestruturada. Os resultados obtidos indicam que a formação ainda está distante das reais necessidades dos docentes, pois os dados apontam que os professores não conseguiram apropriar-se com segurança dos instrumentos tecnológicos durante a formação. Outro fator está relacionado à forma como essas formações são planejadas, sem conexão entre três eixos: a tecnologia, o pedagógico e o conteúdo (matemático).

Publicado
2019-07-22
Como Citar
BRITO, Rosângela C.; OLIVEIRA, Nilomar Vieira de; VASCONCELOS, Elizandra Rego de. FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE MATEMÃTICA ANALISADA ATRAVÉS DE UM CURSO EM TECNOLOGIAS DIGITAIS. Revista Areté | Revista Amazônica de Ensino de Ciências, [S.l.], v. 11, n. 24, p. 72-86, jul. 2019. ISSN 1984-7505. Disponível em: <http://periodicos.uea.edu.br/index.php/arete/article/view/1535>. Acesso em: 21 ago. 2019.
Seção
Artigos