O CURRÍCULO ESCOLAR NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO DO CAMPO: ELEMENTOS CONSTITUINTES E POSSIBILIDADES DE ANÁLISE

  • Neicimara Carneiro
  • Adria de Souza
  • Célia Bettiol

Resumo

Este trabalho é resultado de um projeto de iniciação científica, que teve como objetivo geral compreender os fundamentos que podem orientar o currículo escolar na perpectiva da Educação do Campo. E como objetivos específicos: realizar um levantamento dos antecedentes históricos e dos marcos legais da Educação do Campo; Identificar as teorias do currículo e situar o currículo da Educação do Campo em uma dessas teorias; verificar a partir da bibliografia quais elementos constitutivos para pensar um currículo escolar da Educação do Campo. Para o desenvolvimento do estudo, utilizou-se a pesquisa bibliográfica com abordagem qualitativa e buscou compreender o Marco Conceitual para construção de um currículo diferenciado que atenda à diversidada da educação do campo. Portanto, este estudo apresenta possibilidades de refletir sobre a organização do curriculo escolar da Educação do Campo e possibilitar contribuições para sua elaboração.

Publicado
2017-05-04
Como Citar
CARNEIRO, Neicimara; DE SOUZA, Adria; BETTIOL, Célia. O CURRÍCULO ESCOLAR NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO DO CAMPO: ELEMENTOS CONSTITUINTES E POSSIBILIDADES DE ANÁLISE. Revista Areté | Revista Amazônica de Ensino de Ciências, [S.l.], v. 8, n. 15, p. 73-78, maio 2017. ISSN 1984-7505. Disponível em: <http://periodicos.uea.edu.br/index.php/arete/article/view/147>. Acesso em: 22 out. 2019.
Seção
Artigos