CURRÍCULO MULTI/INTERCULTURAL NO CONTEXTO ESCOLAR: IMPLICAÇÕES PARA A PRÁTICA DOCENTE

  • Darianny dos Reis

Resumo

O presente artigo é um recorte da pesquisa concluída no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Amazonas. Incide sobre parte da revisão de literatura realizada no contexto de uma investigação de natureza qualitativa, orientada pela metolodologia do estudo teórico. Tem como objetivo refletir sobre o multiculturalismo e o interculturalismo, como perspectivas educacionais, associando-os ao currículo escolar. Problematizamos a constituição de um currículo multi/intercultural, no sentido de explicitar aspectos pedagógicos e as suas implicações para a prática docente, sobretudo, quando os(as) professores(as) são confrontados(as) com a diversidade e as diferenças que se (des)encontram no espaço da escola. Portanto, para compor esta reflexão, buscamos tecer um diálogo a partir dos contributos teóricos de estudiosos do campo como Candau, Silva, Fleuri, Giroux, Mclaren, Sacristán, Santomé, dentre outros. Com base no estudo, torna-se relevante a necessidade de pautar na escola a discussão sobre as diferenças e a diversidade a fim de repensar e reorientar a formulação de currículos multi/interculturais no contexto cotidiano das práticas docentes.

Publicado
2017-05-03
Como Citar
DOS REIS, Darianny. CURRÍCULO MULTI/INTERCULTURAL NO CONTEXTO ESCOLAR: IMPLICAÇÕES PARA A PRÁTICA DOCENTE. Revista Areté | Revista Amazônica de Ensino de Ciências, [S.l.], v. 7, n. 14, p. 58-71, maio 2017. ISSN 1984-7505. Disponível em: <http://periodicos.uea.edu.br/index.php/arete/article/view/125>. Acesso em: 17 out. 2019.
Seção
Artigos