O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM NO ENSINO DE CIÊNCIAS

  • Cinthia Morales

Resumo

A Avaliação na escola é um procedimento necessário para redirecionar o processo de ensino e aprendizagem em todas as áreas do conhecimento. O objetivo deste trabalho foi analisar o processo de ensino-aprendizagem a partir das práticas de Avaliação no Ensino de Ciências no 6° ano do Ensino Fundamental, em uma escola pública da cidade de Manaus. Optamos pela pesquisa qualitativa, sendo os sujeitos da pesquisa: alunos e professores do 6° ano do Ensino Fundamental. Para a coleta de dados, foram utilizadas a técnica de observação participante, a entrevista semiestruturada individual com os professores e a grupal, com os alunos e a análise de documentos: planejamento mensal, os instrumentos de avaliação, o boletim escolar e o Projeto Político Pedagógico. Percebemos que o processo de ensino-aprendizagem de Ciências Naturais acontece ainda de maneira fragmentada, isolada e descontextualizada, baseada na maioria das vezes no livro didático utilizando somente atividades de leitura, cópia e questionário do texto no espaço da sala de aula, sala de informática e biblioteca. Assim, uma prática avaliativa tradicional e classificatória, porém diferente da concepção do Projeto Político Pedagógico da escola que defende a construção do conhecimento por meio da avaliação diagnóstica, formativa e somativa. Há necessidade que o ensino de Ciências Naturais seja organizado para a construção do conhecimento e uma prática avaliativa dialógica e mediadora para que tenha sentido na vida do estudante e permita transformar a sociedade em que vivemos para a Educação em Ciências.

Publicado
2017-05-03
Como Citar
MORALES, Cinthia. O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM NO ENSINO DE CIÊNCIAS. Revista Areté | Revista Amazônica de Ensino de Ciências, [S.l.], v. 7, n. 14, p. 01-15, maio 2017. ISSN 1984-7505. Disponível em: <https://periodicos.uea.edu.br/index.php/arete/article/view/120>. Acesso em: 29 mar. 2024.
Seção
Artigos