CONHECENDO A GEOGRAFIA DO BAIRRO EM SALA DE AULA: ESTRATÉGIA DE ENSINO-APRENDIZAGEM APLICADA EM UMA ESCOLA DA ZONA LESTE DE MANAUS

  • Márcio Nascimento

Resumo

Muitas vezes o estudante de uma comunidade não percebe o seu entorno urbano, o que está nas proximidades de sua casa, escola, área de lazer, enfim do seu convívio diário. A compreensão do espaço pode ser refletida e conhecida a partir das percepções de vivência e experiência das pessoas nos lugares. Os moradores de um bairro podem analisar seu espaço através da sua maneira de se incorporar àquele local, no sentindo de pertencimento ao lugar – em adequação à sua identidade, seu estilo de vida e a sua história. O presente artigo discorre da experiência em sala de aula, na qual propusemos atividades práticas envolvendo a percepção do educando por meio de mapas e fotografias, a partir do estudo da percepção do lugar, nesse caso o bairro, por alunos de Geografia do ensino médio da Escola Estadual Maria Madalena Santana de Lima, localizada no bairro Armando Mendes, na periferia de Manaus-AM. Apresentando perspectivas de atividades executadas em sala de aula contextualizando com a realidade a qual os alunos pertencem, estimulando o pensar geográfico, promovendo ao aluno a interpretação do seu bairro e a relação com outros lugares.

Publicado
2017-05-02
Como Citar
NASCIMENTO, Márcio. CONHECENDO A GEOGRAFIA DO BAIRRO EM SALA DE AULA: ESTRATÉGIA DE ENSINO-APRENDIZAGEM APLICADA EM UMA ESCOLA DA ZONA LESTE DE MANAUS. Revista Areté | Revista Amazônica de Ensino de Ciências, [S.l.], v. 7, n. 13, p. 136-144, maio 2017. ISSN 1984-7505. Disponível em: <http://periodicos.uea.edu.br/index.php/arete/article/view/109>. Acesso em: 16 dez. 2019.
Seção
Artigos