OLIMPÍADA DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS COMO FERRAMENTA PARA O ENSINO DE BIOLOGIA NO ALTO SOLIMÕES, AMAZÔNIA BRASILEIRA

  • Fabiano Waldez
  • Ronaldo da Silva
  • Emerson Duarte
  • Railma Moraes
  • Manuel Rabelo
  • Nilton Gonçalves
  • Anne Baima
  • Joelmir Rocha
  • Gustavo Bernhard
  • Jaime Alves

Resumo

Realizamos pela primeira vez a Olimpíada Brasileira de Biologia (OBB) na Mesorregião do Alto Solimões. Avaliamos o desempenho de estudantes nessa prova e indicamos estratégias de ensino-aprendizagem de biologia e ciências naturais, aplicáveis à melhoria do desempenho de discentes e docentes do ensino médio na região. Utilizamos como referencial livros de biologia do ensino médio para categorizar e quantificar as 30 questões da prova da IX OBB quanto à área e conteúdo específico. A porcentagem de acertos dos estudantes foi relacionada por área de conhecimento, ano do ensino médio, curso técnico e diferenças foram avaliadas por testes de significância. O desempenho da maior parte dos estudantes na prova da IX OBB foi menor que 50%, ficando abaixo da média regional do Estado do Amazonas. A aplicação do conhecimento formal em aulas práticas nos laboratórios de ciências naturais, o desenvolvimento de projetos e as experiências extraclasses, foram as principais revisões das práticas didáticas empregadas por professores. Desde 2010 houve aumento no número de discentes e de docentes do Instituto Federal do Amazonas - IFAM envolvidos em projetos de extensão e de pesquisa; em 2012 iniciou-se o planejamento para implantação dos laboratórios que contemplam o ensino e a pesquisa em ciências da natureza. Com isso, esperamos uma retroalimentação positiva entre o processo de ensino-aprendizagem de biologia no IFAM. Essa nova dinâmica e infraestrutura deverá aportar cultura científica e extensionista aos cursos técnicos. Proporcionando assim, aos profissionais e estudantes, aplicarem seus conhecimentos em um contexto de articulação das escolas com a sociedade.

Publicado
2017-05-02
Como Citar
WALDEZ, Fabiano et al. OLIMPÍADA DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS COMO FERRAMENTA PARA O ENSINO DE BIOLOGIA NO ALTO SOLIMÕES, AMAZÔNIA BRASILEIRA. Revista Areté | Revista Amazônica de Ensino de Ciências, [S.l.], v. 7, n. 13, p. 127-135, maio 2017. ISSN 1984-7505. Disponível em: <http://periodicos.uea.edu.br/index.php/arete/article/view/108>. Acesso em: 16 dez. 2019.
Seção
Artigos