O INSTITUTO FEDERAL DE SÃO PAULO: A COLABORAÇÃO DA DIVULGAÇÃO CIÊNTIFICA NO DESENVOLVIMENTO DA PESQUISA
Resumo
Os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia foram criados em 23 de dezembro de 1909, destinadas ao ensino profissional, primário e gratuito. No dia 18 de janeiro de 1999, transformou em “Centros Federais de Educação Tecnológica (CEFETs)”. Em 2008, através da Lei nº 11.892, os CEFETs transformaram-se em “Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia”. Com esta última transformação, os Institutos Federais passaram a ter status de Universidade, trabalhando com a tríade: ensino, pesquisa e extensão. O trabalho objetivou apontar quais as práticas relacionadas à divulgação científica que são realizadas no Instituto Federal de São Paulo (IFSP). Assim, como foco da pesquisa utilizou-se os docentes que atuam nos cursos superiores. Para obter informações junto aos docentes foi utilizada como técnica de coletas de dados o questionário. Como resultados foram realizados: o levantamento das ações de divulgação científica; foi possível verificar a percepção dos docentes em relação à divulgação científica. Conclui-se que a transformação de CEFET-SP em IFSP ainda não influenciou de maneira significativa o desenvolvimento da divulgação científica que é praticamente inexistente. Deve-se ressaltar que o tempo de transformação em IFSP é pequeno, para uma instituição centenária, assim, necessita-se de um maior período para que as transformações sejam identificadas. Foram apontadas várias sugestões com o objetivo de proporcionar melhorias nas condições tanto da pesquisa institucional quanto da realização da divulgação científica.