O INSTITUTO FEDERAL DE SÃO PAULO: A COLABORAÇÃO DA DIVULGAÇÃO CIÊNTIFICA NO DESENVOLVIMENTO DA PESQUISA

  • Marcel Santos
  • Luzia Costa

Resumo

Os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia foram criados em 23 de dezembro de 1909, destinadas ao ensino profissional, primário e gratuito. No dia 18 de janeiro de 1999, transformou em “Centros Federais de Educação Tecnológica (CEFETs)”. Em 2008, através da Lei nº 11.892, os CEFETs transformaram-se em “Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia”. Com esta última transformação, os Institutos Federais passaram a ter status de Universidade, trabalhando com a tríade: ensino, pesquisa e extensão. O trabalho objetivou apontar quais as práticas relacionadas à divulgação científica que são realizadas no Instituto Federal de São Paulo (IFSP). Assim, como foco da pesquisa utilizou-se os docentes que atuam nos cursos superiores. Para obter informações junto aos docentes foi utilizada como técnica de coletas de dados o questionário. Como resultados foram realizados: o levantamento das ações de divulgação científica; foi possível verificar a percepção dos docentes em relação à divulgação científica. Conclui-se que a transformação de CEFET-SP em IFSP ainda não influenciou de maneira significativa o desenvolvimento da divulgação científica que é praticamente inexistente. Deve-se ressaltar que o tempo de transformação em IFSP é pequeno, para uma instituição centenária, assim, necessita-se de um maior período para que as transformações sejam identificadas. Foram apontadas várias sugestões com o objetivo de proporcionar melhorias nas condições tanto da pesquisa institucional quanto da realização da divulgação científica.

Publicado
2017-05-02
Como Citar
SANTOS, Marcel; COSTA, Luzia. O INSTITUTO FEDERAL DE SÃO PAULO: A COLABORAÇÃO DA DIVULGAÇÃO CIÊNTIFICA NO DESENVOLVIMENTO DA PESQUISA. Revista Areté | Revista Amazônica de Ensino de Ciências, [S.l.], v. 7, n. 13, p. 111-126, maio 2017. ISSN 1984-7505. Disponível em: <http://periodicos.uea.edu.br/index.php/arete/article/view/107>. Acesso em: 13 dez. 2019.
Seção
Artigos