UMA NOVA ORDEM NA EDUCAÇÃO BRASILEIRA: OS EFEITOS DA BNCC NA GARANTIA DO DIREITO À EDUCAÇÃO

  • Helkely Martins Oliveira Ribeiro Universidad de La Integrácion de Las Américas

Resumo

O presente artigo tem como objetivo entender os efeitos da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) na garantia de Direito à Educação no Brasil. Trata-se de um estudo realizado a partir de uma revisão bibliográfica nessa temática, que foi desenvolvido com base na análise de vários artigos publicados em periódicos da área, além de livros e leis oficiais. O estudo apontou que a BNCC vem sendo implementada, desde 2016, no ensino fundamental brasileiro, com o objetivo de detalhar e uniformizar alguns conteúdos a serem abordados pelas escolas públicas e privadas. Nesta nova Ordem da Educação brasileira, a BNCC se tornou um importante instrumento para promover a equidade entre todas as escolas. A análise realizada pelo artigo mostra que a aquisição de conhecimento de que as crianças têm direito terá melhorias significativas a partir do uso da BNCC. Além disso, a implantação da BNCC ajudará os alunos a desenvolverem uma educação de maior qualidade, fornecendo os recursos necessários para que eles consigam acompanhar os avanços tecnológicos, científicos e sociais. Portanto, fica evidente que a BNCC representa uma base muito importante para a garantia do direito à educação no Brasil. Com sua implementação, a escola busca alcançar um novo patamar de ensino, capaz de melhorar as oportunidades e as perspectivas dos alunos nas escolas brasileiras.

##submission.authorBiography##

##submission.authorWithAffiliation##

Mestra em Educação pela Universidad de La Integrácion de Las Américas. Especialista em Gestão Escolar pela Faculdade Dom Bosco. Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Amazonas.

Publicado
2025-01-10
Como Citar
RIBEIRO, Helkely Martins Oliveira. UMA NOVA ORDEM NA EDUCAÇÃO BRASILEIRA: OS EFEITOS DA BNCC NA GARANTIA DO DIREITO À EDUCAÇÃO. Nova Hileia | Revista Eletrônica de Direito Ambiental da Amazônia. ISSN: 2525 – 4537, [S.l.], v. 17, n. 3, jan. 2025. ISSN 2525-4537. Disponível em: <https://periodicos.uea.edu.br/index.php/novahileia/article/view/3038>. Acesso em: 21 mar. 2025.