Da formação acompanhada de professores à competência leitora e escritora do estudante

  • Marlene Gomes UEA

Resumo

O artigo pretende traduzir o observável de uma experiência de formação em serviço com professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental de uma escola Municipal de Manaus, AM. Trata-se do desenvolvimento de uma proposta de intervenção em educação com foco nos aspectos da leitura e da escrita e que adota, como estratégia metodológica, o estudo das lendas amazônicas nas versões oral e escrita. Os resultados apontam para a
importância da formação de professores em serviço e sua pertinência no âmbito da escola pública, a promoção da cultura de estudos na escola e a valorização da cultura regional, condutas docentes mais participativas e colaborativas, além de ruptura de resistências.


 


The present paper intends to translate an experience of continuing in-service teachers education with some teachers from a public school in Manaus (AM) which attends the Early Years of Elementary School segment. It is the development of an education intervention proposition focusing on reading and writing aspects, and using the studies regarding Amazon Legends – in oral and written versions - as strategy. The results show the importance of teachers in-service education and its relevance concerning the public school, the promotion of a studying culture, local culture value, a more participative acting by the educators, besides the rupture of resitances.

Publicado
2019-01-07
Como Citar
GOMES, Marlene. Da formação acompanhada de professores à competência leitora e escritora do estudante. Revista Saberes & Práticas, [S.l.], n. 1, p. 50-60, jan. 2019. ISSN 2596-013X. Disponível em: <http://periodicos.uea.edu.br/index.php/rsp/article/view/1306>. Acesso em: 23 mar. 2019.
Edição
Seção
Artigos