O IMPACTO NA SEGURANÇA PÚBLICA DA FALTA DE INTEGRAÇÃO DOS SISTEMAS DE IDENTIFICAÇÃO CRIMINAL NO BRASIL: REVISÃO INTEGRATIVA

The Impact on Public Safety of the Lack of Integration of Criminal Identification Systems in Brazil: An Integrative Review

Autores/as

Resumen

A identificação criminal, embora essencial para o funcionamento do sistema de justiça e para a efetividade das políticas de segurança pública, permanece um campo pouco explorado na literatura científica e pouco compreendido pela sociedade. Este estudo tem como objetivo analisar os impactos decorrentes da fragmentação entre os sistemas de identificação criminal em âmbito nacional e estadual no Brasil, destacando as implicações dessa desconexão para as investigações criminais, a segurança pública e a soberania informacional do Estado. Trata-se de um desafio de grandes proporções, considerando a extensão territorial brasileira, a mobilidade transfronteiriça e a crescente complexidade das dinâmicas criminais. A metodologia utilizada foi a revisão integrativa da literatura, com buscas realizadas em bases de dados nacionais e internacionais (SciELO, Oasisbr e Periódicos Capes). Foram incluídos estudos com abordagem quantitativa publicados nos últimos cinco anos, que abordassem a desarticulação entre sistemas de identificação. Os resultados evidenciam graves limitações operacionais na interoperabilidade das informações entre os órgãos policiais, especialmente no âmbito da polícia judiciária, favorecendo a atuação de indivíduos reincidentes em diferentes jurisdições, com baixa possibilidade de detecção. Tais fragilidades impactam diretamente a capacidade do Estado em gerir os fluxos criminais e formular políticas públicas baseadas em evidências. Conclui-se pela necessidade premente da implantação de um banco de dados nacional unificado, como instrumento estratégico de fortalecimento das investigações criminais, da gestão da segurança pública e da proteção à ordem jurídica.

Biografía del autor/a

Hewerson Silva Figueira, FAMETRO

Administrador, Pós-Graduado em Segurança Pública e Direitos Humanos pela Faculdade Metropolitana do Amazonas – FAMETRO, Mestrando em Segurança Pública, Cidadania e Direitos Humanos pela Universidade do Estado do Amazonas-UEA. Servidor da Polícia Civil do Amazonas- PC/SSP/AM. 

Rair Silva e Souza de Moura, FAMETRO

Administradora, Pós-Graduada em Segurança Pública, Cidadania e Direitos Humanos pela Faculdade Metropolitana do Amazonas- FAMETRO, Pós-graduanda em Direito Público e Mestranda em Segurança Pública, Cidadania e Direitos Humanos pela Universidade do Estado do Amazonas- UEA. Servidora da Polícia Civil do Amazonas- PC/SSP/AM. 

Alcirene Maria da Silva Cursino, Universidade do Estado do Amazonas - UEA

Professora da UEA. Pós-doutorado pelo Instituto de Filosofia, Ciências Humanas e Sociais, da Universidade Federal do Amazonas (UFAM); Doutora em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ); Mestre em Ciências do Ambiente e Sustentabilidade na Amazônia.

César Maurício de Abreu Mello, Universidade do Estado do Amazonas - UEA

Professor convidado do Programa de Pós-graduação em Segurança Pública do IFCH/UFPA e do Programa de Pós-graduação em Segurança Pública, Cidadania e Direitos Humanos da Universidade do Amazonas. Doutor em Ciências (NAEA/UFPA-2021). É mestre em Defesa Social e Mediação de Conflitos (UFPA-2015).

Publicado

2025-10-28

Cómo citar

Figueira, H. S. ., Moura, R. S. e S. de ., Cursino, A. M. da S. ., & Mello, C. M. de A. . (2025). O IMPACTO NA SEGURANÇA PÚBLICA DA FALTA DE INTEGRAÇÃO DOS SISTEMAS DE IDENTIFICAÇÃO CRIMINAL NO BRASIL: REVISÃO INTEGRATIVA: The Impact on Public Safety of the Lack of Integration of Criminal Identification Systems in Brazil: An Integrative Review. Revista Geopolítica Transfronteiriça, 9(4), 01–12. Recuperado a partir de http://periodicos.uea.edu.br/index.php/revistageotransfronteirica/article/view/5062

Número

Sección

Políticas e Gestão em Segurança Pública: Perspectivas Humanas e Geopolíticas