RIOS E LAGOS: A APRORIAÇÃO DAS ÁGUAS PELOS CAMPONENSES-RIBEIRINHOS NA AMAZÔNIA

RIVERS AND LAKES: THE APPROPRIATION OF WATER BY PEASANT-RIVER DWELLERS IN THE AMAZON

Autores/as

  • Manoel de Jesus Masulo da Cruz Universidade Federal do Amazonas-UFAM
  • Thiago Oliveira Neto Universidade Federal do Amazonas-UFAM / Universidade do Estado do Amazonas-UEA

Palabras clave:

camponeses-ribeirinhos; território aquático; controle das águas.

Resumen

Na Amazônia, identifica-se por meio de trabalho de campo que os camponeses-ribeirinhos, além de utilizarem a terra e a floresta em seu cotidiano, fazem uso da água, marcando as dinâmicas sociais ao longo da calha dos rios. A pesquisa permite avançar na discussão teórica e analítica referente ao espaço aquático, território aquático e de pesca, e ao terroir, manejados no sentido de ajudar a compreender as configurações territoriais das dinâmicas e tensões atuais existentes, principalmente na pesca, onde as dinâmicas de mercado penetraram fortemente, reorganizando parte da atividade e eclodindo tensões e conflitos entre camponeses-ribeirinhos e outros atores que realizam a pesca em escala comercial/industrial. A pesquisa traz alguns exemplos empíricos, destacando as formas de organização espacial e territorial da pesca, com a existência de um controle de porções das águas.

Biografía del autor/a

Manoel de Jesus Masulo da Cruz, Universidade Federal do Amazonas-UFAM

Possui doutorado em Geografia (Geografia Humana) pela Universidade de São Paulo (2007). Atualmente é professor associado da Universidade Federal do Amazonas. Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Geografia Agrária, atuando principalmente nos seguintes temas: várzea, Amazônia, agricultura camponesa, organização da produção camponesa.

Thiago Oliveira Neto, Universidade Federal do Amazonas-UFAM / Universidade do Estado do Amazonas-UEA

Pós-doutorando em Geografia pela Universidade do Estado do Amazonas (UEA 2025 - 2026), Pós-doudorado pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM, 2024-2025). Doutor em Geografia Humana pela Universidade de São Paulo (USP, 2024), Mestre (2019) e Graduado (2016) em Geografia pela UFAM. Professor Permanente do Programa de Pós-graduação em Geografia da UFAM (PPGGEOG-UFAM).

Publicado

2025-05-02

Cómo citar

Masulo da Cruz, M. de J., & Oliveira Neto, T. (2025). RIOS E LAGOS: A APRORIAÇÃO DAS ÁGUAS PELOS CAMPONENSES-RIBEIRINHOS NA AMAZÔNIA: RIVERS AND LAKES: THE APPROPRIATION OF WATER BY PEASANT-RIVER DWELLERS IN THE AMAZON. Revista Geopolítica Transfronteiriça, 9(2), 01–13. Recuperado a partir de http://periodicos.uea.edu.br/index.php/revistageotransfronteirica/article/view/4379

Número

Sección

Clássicos Geopolíticos Regionais