OBSTÁCULOS E AVANÇOS PARA CUMPRIR COM O DIREITO À MATERNIDADE NA CADEIA

Autores

  • Vivian Maria de Sena Cunha e Lima CIESA
  • Cláudio Sérgio Matias da Silva UFAM
  • Janderson Gustavo Soares de Almeida UNESA
  • Ana de Souza Pereira Universidad de La Integrácion de Las Américas

Palavras-chave:

Maternidade Prisional. Direitos Maternos. Proteção às Mulheres Presidiárias.

Resumo

O direito de ser mãe, mesmo em uma situação desfavorável como o encarceramento, é um direito fundamental. Entender como essa condição se apresenta na prática é de extrema importância para se promover mudanças na sociedade. Este artigo tem como objetivo discutir por meio de revisão bibliográfica os principais obstáculos e avanços para cumprir o direito à maternidade na cadeia. Selecionou-se um levantamento de conteúdo bibliográfico a partir de pesquisas publicadas entre 2018 e 2023 nos mecanismos da Biblioteca Virtual de Saúde (BVS). Os resultados se concentraram em quatro temáticas distintas que se relacionam diretamente à maternidade na cadeia: aspectos maternos, postura penal, direitos humanos e prática assistencial. Os dados apontaram para a necessidade de políticas que garantam o atendimento especial para mulheres presas grávidas, devido ao cuidado em saúde especial para atender a essas situações. Além disso, indicou falta de políticas humanizadas em relação aos cuidados zelosos à mãe, direitos transmissíveis para o filho e atendimento especial ao parto. Em contrapartida, os avanços para assegurar o direito à maternidade transmitiram certa tranquilidade e aconchego às mulheres grávidas, pois contaram com o acompanhamento de profissionais da saúde e avaliação do programa social. Assim, para assegurar o direito à maternidade na cadeia, torna-se necessário a aplicação de políticas que visem a humanização, o acolhimento e o cuidado especial ao parto.

Biografia do Autor

Vivian Maria de Sena Cunha e Lima, CIESA

Graduada em Direito pelo Centro Universitário de Ensino Superior do Amazonas (CIESA), especialista em Direito Público pelo CIESA.

Cláudio Sérgio Matias da Silva, UFAM

Graduado em Língua e Literatura Portuguesa pela Universidade Federal do Amazonas – UFAM, especialista em Leitura e Produção Textual pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas - IFAM e em Direito Penal e Ciência Jurídicas pela Faculdade Integrada Jacarepaguá - FIJ.

Janderson Gustavo Soares de Almeida, UNESA

Mestrando em Educação e Cultura - UNESA, Especialista em Docência do Ensino Superior - Uniasselvi, Licenciado em Pedagogia e História - Uniasselvi.

Ana de Souza Pereira, Universidad de La Integrácion de Las Américas

Mestra em Educação pela Universidad de La Integrácion de Las Américas. Graduada em Letras pela Universidade Federal do Amazonas.

Downloads

Publicado

2025-01-10