A COOFICIALIZAÇÃO DE LÍNGUAS INDÍGENAS E A POSSIBILIDADE DE DIÁLOGO INTERCULTURAL: UMA ANÁLISE A PARTIR DO NOVO CONSTITUCIONALISMO LATINO AMERICANO

  • Dorinethe dos Santos Bentes UFAM
  • Daniel Reis Armond de Melo UFAM

Resumo

Objetivando contribuir na construção de elos de comunicação que facilitem a inter-relação entre os povos indígenas que habitam o território nacional e o Estado brasileiro, propõe-se uma mudança nos paradigmas da epistemologia jurídica moderna que expressa a continuação da colonialidade. Discutem-se possibilidades por meio da co-oficialização de línguas indígenas a partir de uma experiência em um município brasileiro. Como resultado propõe-se mudanças nos paradigmas da epistemologia jurídica moderna para o novo paradigma baseado no Novo Constitucionalismo Latino-Americano. Essa mudança pode contribuir para elaboração uma nova epistemologia constitucional no Brasil, baseada no respeito mútuo entre as diversas culturas.

Publicado
2020-07-06
Como Citar
BENTES, Dorinethe dos Santos; MELO, Daniel Reis Armond de. A COOFICIALIZAÇÃO DE LÍNGUAS INDÍGENAS E A POSSIBILIDADE DE DIÁLOGO INTERCULTURAL: UMA ANÁLISE A PARTIR DO NOVO CONSTITUCIONALISMO LATINO AMERICANO. Nova Hileia | Revista Eletrônica de Direito Ambiental da Amazônia. ISSN: 2525 – 4537, [S.l.], v. 1, n. 1, jul. 2020. ISSN 2525-4537. Disponível em: <https://periodicos.uea.edu.br/index.php/novahileia/article/view/1811>. Acesso em: 24 abr. 2024.