Novas ou velhas pr?ticas na publicidade a?rea contempor?nea?!

  • Denise Terezinha M. Soares Souza PPGICH/UEA
  • Neiva M. M. Soares UEA

Resumo

A sociedade vivencia na p?s-modernidade transformações no que se considerava estabilizado, v?rios te?ricos como Bauman (1999), Harvey (2011) Giddens (1991) e Fairclough (2003) escrevem sobre isso ressaltando os efeitos de como a globaliza??o, consumismo e capitalismo acarretam consequ?ncias, entre elas as mudan?as discursivas que geram reconfigura??es textuais e discursivas. Isto ? percept?vel em in?meras pe?as publicit?rias que retratam acontecimentos em fun??o de demandas reais. Assim, por meio da Gram?tica do Design Visual, de Kress e van Leeuwen (1996, 2006) analisou-se o discurso publicit?rio da empresa a?rea GOL quanto ao significado interativo e composicional e suas respectivas categorias anal?ticas, com o objetivo de verificar quais estrat?gias anal?ticas discursivas s?o mais utilizadas para a produ??o de an?ncios publicit?rios. A an?lise revelou, quanto aos aspectos visuais e discursivos, que a publicidade visa atingir um novo nicho no mercado de transporte de animais na cabine e para tal utiliza v?rios recursos semi?ticos para obter sucesso, visto que anteriormente ocorreram alguns extravios de animais quando eles eram transportados junto com as cargas. Entendemos que a marca GOL no contexto contempor?neo com intuito de angariar clientes oferta servi?os que outrora eram considerados impratic?veis.

Publicado
2018-11-30
Como Citar
SOUZA, Denise Terezinha M. Soares; SOARES, Neiva M. M.. Novas ou velhas pr?ticas na publicidade a?rea contempor?nea?!. ContraCorrente: Revista do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas, [S.l.], n. 11, p. 78-89, nov. 2018. ISSN 2525-4529. Disponível em: <http://periodicos.uea.edu.br/index.php/contracorrente/article/view/1223>. Acesso em: 16 dez. 2019.