O novo Ensino Médio em publicidade do Governo Federal: Análise discursivo-crítica e multimodal
Resumo
Os g?neros publicit?rios s?o multimodais e circulam por diversas m?dias visando persuadir o interlocutor por meio de um discurso intencionado que, segundo Fairclough (1992, p. 91), um modo de a??o e de representa??o capaz de mudar o mundo e agir sobre outros. O objetivo deste trabalho ? analisar como se constroem rela??es discursivas no g?nero publicidade, tendo como corpus a campanha sobre o Novo Ensino M?dio, veiculada na TV e internet em setembro de 2016. Para atingir tal prop?sito, este artigo apoia-se nos estudos oriundos da Teoria Sist?mico-Funcional (HALLIDAY, 1994), que possibilitam a an?lise lingu?stica mais abrangente do discurso que s?o: a Semi?tica Social (HODGE, R. e KRESS, G., 1988), a An?lise de Discurso Cr?tica- ADC (FAIRCLOUGH, [1992] 2003) e a Gram?tica do Design Visual (KRESS e van LEEUWEN, 1996, 2006) e suas categorias anal??ticas relativas ?s Metafun??es Representacional, em que se observa a capacidade de uma imagem representar a experi?ncia; Composicional, a organiza??o dos elementos formadores da imagem no espa?o que ocupa no todo da tela; e Interativa, as rela??es constru?das entre os participantes representados e o espectador atrav?s de recursos visuais. Adota-se tamb?m a transcri??o multimodal, inserida na proposta de Baldry e Thibault (2006) quanto ? constru??o do texto em movimento em fases e espa?os. Quanto ? ADC, no vi?s textual-discursivo, analisa-se modalidade impl?cita nos marcadores de validade e marcadores de atitude, utilizando a escala proposta por Halliday (1994) na Gramática Sist?mico-Funcional. Os resultados desta an?lise revelam que a publicidade governamental ? portadora de discurso pol?tico e ideol?gico observados em seus m?ltiplos c?digos semi?ticos verbais e n?o verbais usados com a inten??o de persuadir o espectador e representar posi??es de poder, mostrando assim, a import?ncia de estudos relacionados ? Gram?tica do Design Visual e ? An?lise do Discurso Cr?tica para perceber como se revelam os discursos nos g?neros publicit?rios e outros g?neros que tamb?m usam dos mesmos recursos semi?ticos.