O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • URLs para as referências foram informadas quando possível.
  • O texto está 1,5; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para os autores, na página Sobre a Revista.

Diretrizes para Autores

Sobre a revista:

A ContraCorrente (ISSN: 2525-4529) é um periódico semestral editorado pela Editora Universitária da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) e vinculado ao Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas (PPGICH-UEA). Seu escopo detém-se na difusão e a propagação do conhecimento produzido seja em contexto local, nacional ou internacional, por pesquisadores de que se dedicam às áreas de Ciências Humanas, Letras, Cultura e afins.

Por definição da política editorial da Revista, são aceitas contribuições de artigos e resenhas redigidos em português de pesquisadores doutores, mestres e estudantes de pós-graduação do Brasil e do exterior. Segundo os critérios de Qualis/CAPES, a Revista está avaliada-B1. E indexada ao Sistema Latindex, padrão de avaliação internacional de revistas da América Latina, Caribe, Espanha e Portugal. Também indexada ao Google Acadêmico- Google Scholar e nas bases Sumários.org, LivRe e Diadorim.

 Diretrizes para autores

 

A ContraCorrente publica artigos inéditos e resenhas sobre fenômenos relacionados à área de Ciências Humanas, Letras e Literatura, redigidos por pesquisadores brasileiros e estrangeiros, que se dedicam a estas áreas interdisciplinares em diferentes níveis, sejam eles doutores, mestres e pós-graduandos (acompanhados de seus respectivos orientadores). Para cada edição haverá uma temática específica com chamada aberta e prazos determinados no site da Revista.

Os trabalhos são apreciados por dois membros do Conselho Editorial e/ou pareceristas ad hoc. Havendo divergência entre eles na indicação para publicação, o trabalho é submetido à avaliação de um terceiro parecerista, na qual a Comissão se baseará para decisão final sobre a publicação. A Comissão Editorial cientificará os autores sobre o conteúdo total ou parcial dos pareceres emitidos sobre o trabalho, garantindo o anonimato dos pareceristas, uma vez que os pareceres são de uso interno da Comissão. Os autores serão notificados da aceitação ou recusa de seus artigos.

  • Os dados e conceitos contidos nos artigos, bem como a exatidão das referências serão de inteira responsabilidade do(s) autore(s).
  • Os autores devem zelar pelo uso das imagens, buscando referenciar os autores e fonte.

Ao submeter à chamada de trabalhos da ContraCorrente, o autor concorda com os termos de uso e avaliação de seu respectivo original pela Comissão Editorial da Revista e autoriza a conduzir sua publicação em meio digital e impresso, quando for o caso.

Não será efetuado qualquer pagamento para avaliação e publicação dos trabalhos selecionados.

  • Os trabalhos (um por autor) deverão ser submetidos pelo site http://periodicos.uea.edu.br/index.php/contracorrente/login. No texto do arquivo, deverá ser omitida qualquer identificação de seu(s) autor(es), constando apenas o texto do artigo propriamente, garantindo a lisura e confiabilidade do processo de avaliação. Apenas no sistema devem ser inseridos todos os metadados dos autores.

 

 

NORMAS PARA PUBLICAÇÃO

 

O trabalho deve ser digitado em Word for Windows, versão 6.0 ou superior, em papel A4 (21 cm x 29, 7 cm), com margens superior e esquerda de 3 cm e direita e inferior de 2 cm, sem numeração de páginas. A fonte deverá ser Times New Roman, tamanho 12, em espaçamento 1,5 entre linhas e parágrafos, com alinhamento justificado. Entre texto e exemplo, citações, tabelas, ilustrações, etc., utilizar espaço duplo.

Os artigos devem ter extensão mínima de 15 e máxima de 20 páginas, incluindo todos os dados, como tabelas, ilustrações e referências.

As resenhas (livros publicados há no máximo 3 anos) devem ter extensão mínima de 3 e máxima de 5 páginas, incluídas as referências.

O trabalho deve obedecer à seguinte estrutura:

  • ESTRUTURA DO ARTIGO DA REVISTA CONTRACORRENTE:

    1. Título
    2. Autor
    3. Resumo e abstract
    4. palavras-chave; keywords
    5. Conteúdo (Introdução, desenvolvimento textual e considerações)
    6. Referências
    1. TÍTULO
    • centralizado, em maiúsculas com negrito, na fonte 14, no alto da primeira página.
    • Deve obedecer aos critérios de relevância, viabilidade e originalidade.
    1. AUTOR
    • por extenso, com letras maiúsculas somente para as iniciais, em fonte 12, duas linhas abaixo do título, alinhado à direita, com um asterisco que remeterá ao pé da página para identificação da instituição e minibiografia do(s) autor(es). Obs.: Para avaliação deve-se ocultar o nome do(s) autor(es).
    1. RESUMO - ABSTRACT
    • em português e língua estrangeira (inglês ou espanhol). Precedido desse subtítulo e de dois-pontos, em parágrafo único, de no máximo 200 palavras, justificado, sem adentramento, em espaçamento simples, duas linhas abaixo do nome do autor.
    • deve conter os objetivos do artigo, a metodologia utilizada para solucionar o problema e os resultados alcançados.
    1. PALAVRAS-CHAVE- KEYWORDS 
    • em português e língua estrangeira: no mínimo três e no máximo cinco; precedidas desse subtítulo e de dois-pontos, com iniciais maiúsculas, separadas por ponto e vírgula, fonte normal, em alinhamento justificado, espaçamento simples, sem adentramento, com um espaço simples após o resumo.
    • Inserir palavras características que identifiquem o tema e auxiliem em sua busca
    1. CONTEÚDO

    (INTRODUÇÃO, DESENVOLVIMENTO TEXTUAL E CONSIDERAÇÕES)

    • Iniciado duas linhas abaixo do Resumo e Palavras-chave, em espaçamento 1,5 cm. Os parágrafos deverão ser justificados, com adentramento de 1,25 cm na primeira linha. Os subtítulos correspondentes às seções do trabalho deverão figurar à esquerda, em negrito, sem numeração e sem adentramento, com a inicial da primeira palavra em maiúscula. Os subtítulos (Resumo, Palavras-chave, Referências) também se submetem a essa formatação. Deverá haver espaço duplo de uma linha entre o último parágrafo da seção anterior e o subtítulo. Todo destaque no corpo do texto será feito em itálico. Ilustrações, tabelas deverão ser inseridas no corpo do texto, acompanhados de suas respectivas legendas, de acordo com as especificações da NBR 6029 e NBR 6822.

          -  Número de páginas: mínimo, 15, máximo, 20. 

    • Na INTRODUÇÃO, o autor deve precisar aspectos particulares da pesquisa, tais como o que se pesquisa, a justificativa para a sua realização e sua originalidade. Se faz necessário esclarecer os objetivos da pesquisa e mostrar brevemente seu aporte teórico , fazendo uma ligação entre tema e teoria. Por fim, deve determinar a maneira como se estrutura a discussão que será desenvolvida, caracterizando a metodologia da pesquisa.
    • O DESENVOLVIMENTO TEXTUAL do artigo pode ser dividido em itens que auxiliarão na organização da fundamentação teórica É importante que o autor exponha seus argumentos de forma explicativa/demonstrativa, analisando as informações durante a extensão do debate. Além da fundamentação teórica, devem ser evidenciadas a metodologia da pesquisa,  análise e discussões.   
    • Após a análise e discussão dos resultados, são apresentadas as considerações do texto. Nesta etapa, o autor deve apresentar com clareza e objetividade suas deduções acerca do tema e dos resultados apresentados, relacionando-as ao debate teórico proporcionado. Cabe ressaltar que é o fechamento do trabalho e que responde aos questionamentos da pesquisa e aos objetivos apresentados na introdução.
    1. REFERÊNCIAS
    • Precedidas desse subtítulo, alinhadas à esquerda, justificadas, sem adentramento, em ordem alfabética de sobrenomes e, no caso, de um mesmo autor, na sequência cronológica de publicação dos trabalhos citados, duas linhas após o texto do trabalho. Para referências em geral, seguir a NBR 6023 da ABNT.
    • Para citações, seguir NBR 10520 da ABNT. Ressalta-se que as referências devem ser indexadas pelo sistema autor-data: (SOARES, 2017, p. 10-11). Quando o sobrenome vier fora dos parênteses, deve-se utilizar apenas a primeira letra em maiúscula.
    • As referências inseridas neste tópico devem ter sido mencionadas ao longo do texto. O autor deve se atentar para sua formatação tanto no corpo do texto, quanto na listagem final.
    • As referências de internet devem conter, obrigatoriamente: autor ou nome da organização; título da página ou matéria; local de publicação (se houver); dia, mês e ano de publicação (se houver); endereço eletrônico (entre os sinais < >), depois de “Disponível em: ”; data de acesso ao site, depois de “Acesso em: ”