O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • URLs para as referências foram informadas quando possível.
  • O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.

Diretrizes para Autores

CONTRACORRENTE: REVISTA DE ESTUDOS LITERÁRIOS

A ContraCorrente: Revista de Estudos Literários e da Cultura (ISSN 2178-4744) acolhe trabalhos por chamadas específicas (Call for papers), para publicação no dossiê, e ainda textos que atendam aos interesses da política de publicação, que podem integrar as seções Vária - Crítica, Inéditos & Dispersos, ContraCorrente Entrevista e Resenhas. Em todos os casos, as contribuições serão objeto de avaliação por pareceristas externos à Universidade do Estado do Amazonas, o que garante maior transparência no processo de avaliação. Cada texto será avaliado por, no mínimo, 2 (dois) pareceristas, e em havendo necessidade o texto poderá contar com um terceiro avaliador. Após a submissão, o prazo previsto para retorno é de 4 semanas, podendo haver prorrogação por igual período.

 

 

NORMAS GERAIS PARA PUBLICAÇÃO

 

I. Informações gerais

l. Os trabalhos deverão ser inéditos, apresentar os dados de identificação (título, nome do autor, vinculação institucional) e, obrigatoriamente, resumo em português e em inglês, devendo ser acompanhados de palavras-chave para indexação e de nota de fim em que se faça referência, resumidamente, ao currículo acadêmico do autor, a partir de sua última titulação.

2.  Os   trabalhos  deverão ser  encaminhados  para  avaliação  da  Comissão  Editorial exclusivamente  via  e-mail texto  em  anexo  para  (cael.uea@gmail.com),  comportando entre l0 (dez) a l5 (quinze) laudas para artigos ou ensaios, e entre 3 (três) a 5 (cinco) laudas para resenha, incluídas as referências.

3.  Não será efetuado qualquer pagamento, seja na qualidade de pró-labore, contraprestação ou quaisquer outros meios financeiros pela publicação dos textos selecionados.

4. O conteúdo expresso nos textos são de total responsabilidade de seus autores e/ou organizadores e não expressam, necessariamente, a opinião da Comissão Editorial do periódico ou da Editora Universitária da Universidade do Estado do Amazonas.

5. Ao submeter-se à chamada de trabalhos da ContraCorrente: Revista de Estudos Literários e da Cultura, o autor, espontaneamente, concorda com os termos de uso e avaliação de seu respectivo original pela Comissão Editorial da Revista e autoriza a Editora Universitária da Universidade do Estado do Amazonas a conduzir sua publicação em meio digital e/ou impresso, quando for o caso.

6. O recebimento do artigo, ensaio ou resenha não implica a obrigatoriedade de sua publicação.

II. Formatação e normatização

1. Formatação

l.l. Texto em formato Word 97-2003 ou compatível, tamanho A4, uma face, fonte Times New Roman corpo l2 (notas de fim: l0, citações diretas a partir de quatro linhas: ll), espaçamento entre linha l,5; margens superior e esquerda: 3 cm, direita e inferior: 2 cm.

l.2. O título do trabalho deverá ser disposto na primeira linha do texto, centralizado, em caixa alta. Na linha subsequente, seguirá o nome do (s) autor (es) (em maiúsculas e minúsculas) e da sigla da(s) instituição(ões) com a qual mantém vínculo, os quais deverão estar alinhados à direita.

l.3. O artigo/ ensaio deverá ser acompanhado, obrigatoriamente, de resumo em português (entre l00 e 200 palavras) e resumo em língua estrangeira correspondente ao resumo em português. O autor deve fornecer de três a cinco palavras-chave para indexação.

l.4. Na ocorrência de auxílios ou financiamentos para publicação e/ou dados relativos à produção do artigo e seus autores, estes deverão ser indicados em nota de fim.

2. Normatização (ABNT NBR 14724/2011)

2.l. Citações (cf. NBR lO52O)

(a)  Sistema de citação recomendado: autor-data.

(b)   Citação direta: além da indicação do autor e ano da publicação, é indispensável indicar a(s) página(s) de onde foram retiradas. Recomenda-se evitar que sejam numerosas e extensas. No caso de citações literais que extrapolem o limite de três linhas, iniciar novo parágrafo, aplicando recuo de 4 cm em relação à margem da página. Neste caso, não se faz necessário empregar aspas.

(c)   Citações traduzidas de língua estrangeira: devem ser seguidas da expressão “tradução nossa” entre parênteses, e, caso a citação seja em língua estrangeira, sua tradução deve vir no pé da página, com igual identificação entre parênteses.

2.2. Notas

(a) As notas devem ser colocadas como notas de fim de texto, portanto, após as “referências bibliográficas” ou “obras consultadas”, na ocorrência destas. As remissões para as notas devem ser feitas por números arábicos. As notas devem estar em fonte Times New Roman, corpo l0, espaçamento simples.

2.3. Referências bibliográficas (NBR lO52O)

(a)  Evitar informá-las em notas de fim. Recomenda-se dispô-las no corpo do texto, de acordo com o sistema autor-data.

(b)  As referências bibliografias deverão ser elaboradas de acordo com a NBR 6O23.

2.4.  Numeração progressiva: recomenda-se empregar até a seção secundária (p. ex. l.l).

2.5.  Uso de itálico

(a) títulos de livros, jornais, artigos, crônicas etc. (b) palavras ou expressões estrangeiras (clown, american way of life). (c) expressões latinas usadas no texto, segundo autorizam as normas da ABNT (ex.: et al.apud).

Exceção à regra: (a) nomes de entidades (Library of Congress); (b) empresas (Edizione Scientifiche Italiane); (c) países (United Kingdom); (d) pessoas (Claude Lévy-Strauss).

2.6. Uso de aspas

(a) Empregar, preferencialmente, apenas para citações curtas no corpo do texto.

(b) Em caso de neologismos ou de palavras e expressões que mereçam destaque, empregar com parcimônia, ou dispô-las em itálico.

2.7. Ilustrações, tabelas e gráficos deverão ser acompanhados de suas respectivas legendas, de acordo com as especificações da NBR 6O29 e NBR 6822.