O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • URLs para as referências foram informadas, quando possível, e estão ativas para acesso ao clique.
  • O texto está seguindo estritamente ao template (espaçamento, fonte, formatação, etc.); emprega itálico para palavras em idioma extrangeiro e usa negrito em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para os autores, na página Sobre a Revista.

Diretrizes para Autores

Sobre a revista:

ContraCorrente (ISSN: 2525-4529) é um periódico semestral trilíngue editorado pela Editora Universitária da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) e vinculado ao Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas (PPGICH-UEA). Seu escopo detém-se na difusão e a propagação do conhecimento produzido sob a perspectiva da Interdisciplinaridade, seja em contexto local, nacional ou internacional, por pesquisadores de que se dedicam às áreas de Ciências Humanas, Letras, Cultura e afins.

Por definição da política editorial da Revista, são aceitas contribuições de trabalhos em forma de artigos, resenhas, entrevistas, relatos de experiência, ensaios, entre outras modalidades - identificadas na aba "sumissões" -, redigidos em Português, Espanhol ou Ingês, de pesquisadores Doutores, Mestres e Discentes de Pós-Graduação do Brasil e do exterior. Segundo os critérios de Qualis/CAPES, a Revista está avaliada mais recentemente como B2. É indexada ao Sistema Latindex, padrão de avaliação internacional de revistas da América Latina, Caribe, Espanha e Portugal; ao Google Acadêmico-Google Scholar e nas bases Sumários.org, LivRe e Diadorim e LatinRev.

 

Diretrizes para autores

 

A ContraCorrente publica trabalhos inéditos sobre fenômenos relacionados à área de Ciências Humanas, Letras, Literatura e Humanidades em geral, redigidos por pesquisadores brasileiros e estrangeiros, que se dedicam a estas áreas interdisciplinares em diferentes níveis, sejam eles Doutores, Mestres e Pós-Graduandos - neste último caso acompanhados de seus respectivos orientadores -. Para cada edição haverá uma temática específica com chamada aberta e prazos determinados no site da Revista.

Os trabalhos são apreciados por dois membros do Conselho Editorial e/ou pareceristas ad hoc. Havendo divergência entre eles na indicação para publicação, o trabalho é submetido à avaliação de um terceiro parecerista, na qual a Comissão se baseará para decisão final sobre a publicação. A Comissão Editorial cientificará os autores sobre o conteúdo total ou parcial dos pareceres emitidos sobre o trabalho, garantindo o anonimato dos pareceristas, uma vez que os pareceres são de uso interno da Comissão. Os autores serão notificados da aceitação ou recusa de seus artigos.

  • Os dados e conceitos contidos nos artigos, bem como a exatidão das referências serão de inteira responsabilidade do(s) autore(s).
  • Os autores devem zelar pelo uso das imagens, buscando utilizar arquivos de alta qualidade e referenciar os autores e fonte.
  • A Equipe Editorial, bem como avaliadores/pareceristas, não realizarão qualquer revisão textual referente à ortografia, concordâncias verbal e nominal, uso de pontuação ou qualquer outro aspecto textual que não esteja relacionado ao conteúdo intelectual dos trabalhos.
  • É de inteira responsabilidade dos autores realizar revisão textual completa e minuciosa dos trabalhos antes da submissão à revista.

Ao submeter à chamada de trabalhos da ContraCorrente, o autor concorda com os termos de uso e avaliação de seu respectivo original pela Comissão Editorial da Revista e autoriza a conduzir sua publicação em meio digital e impresso, quando for o caso.

Não será efetuado qualquer pagamento para avaliação e publicação dos trabalhos selecionados.

  • Os trabalhos (um por autor) deverão ser submetidos pelo site http://periodicos.uea.edu.br/index.php/contracorrente/login. No texto do arquivo inicial, deverá ser omitida qualquer identificação de seu(s) autor(es), constando apenas o texto do artigo propriamente, garantindo a lisura e confiabilidade do processo de avaliação. Apenas no sistema devem ser inseridos todos os metadados dos autores.

 

 

NORMAS PARA PUBLICAÇÃO

 

O trabalho deve ser digitado em Word for Windows, versão 6.0 ou superior, em papel A4 (21 cm x 29, 7 cm), conforme os templates disponibilizados abaixo e de acordo com a seção almejada. As citações e referências devem seguir a NBR 10520:2023, versão mais atual das normas da ABNT.

Os artigos para o dossiê devem ter extensão mínima de 15 e máxima de 20 páginas, incluindo todos os dados, como tabelas, ilustrações e referências. Clique aqui para ter acesso ao template de artigo para dossiê e baixá-lo.

Os artigos livres devem ter extensão mínima de 15 e máxima de 20 páginas, incluindo todos os dados, como tabelas, ilustrações e referências. Clique aqui para ter acesso ao template de artigo e baixá-lo.

As resenhas (livros publicados há no máximo 3 anos) devem ter extensão mínima de 3 e máxima de 5 páginas, incluídas as referências. Clique aqui para ter acesso ao template de resenha e baixá-lo.

Os ensaios devem ter extensão mínima de 25 e máxima de 50 páginas, incluindo todos os dados, como tabelas, ilustrações e referências. Clique aqui para ter acesso ao template de ensaio e baixá-lo.

Os relatos de experiência devem ter extensão mínima de 10 e máxima de 20 páginas, incluindo todos os dados, como tabelas, ilustrações e referências. Clique aqui para ter acesso ao template de relato de experiência e baixá-lo.

As entrevistas (com autorização de utiilização da parte entrevistada, se viva, a ser anexada como arquivo complementar na plataforma de submissão) devem ter extensão mínima de 5 e máxima de 15 páginas, incluindo todos os dados, como ilustrações e referências, se houver. Clique aqui para ter acesso ao template de entrevista e baixá-lo.

As homenagens devem ter extensão mínima de 1 e máxima de 15 páginas, incluindo os dados, como tabelas, ilustrações e referências. Clique aqui para ter acesso ao template de homenagem e baixá-lo.

As várias - críticas devem ter extensão mínima de 1 e máxima de 10 páginas, incluindo os dados, como tabelas, ilustrações e referências, se houver. Cique aqui para ter acesso ao template de vária - crítica e baixá-lo.

Os inéditos e dispersos (se da autoria de terceiros, vivos ou que contam menos de 70 anos da data de falecimento, deve-se apresentar a devida autorização de utilização da parte responsável, a ser anexada como arquivo complementar na plataforma de submissão) devem ter extensão mínima de 3 e máxima de 20 páginas, incluindo os dados, como tabelas, ilustrações e referências. Clique aqui para ter acesso ao template de inéditos e dispersos e baixá-lo.

As traduções para o Português (no caso de traduções a partir de textos da autoria de terceiros, vivos ou que contam menos de 70 anos da data de falecimento, deve-se apresentar a devida autorização de utilização da parte responsável, a ser anexada como arquivo complementar na plataforma de submissão) devem ter extensão mínima de 10 e máxima de 80 páginas, incluindo os dados, como tabelas, ilustrações e referências. Clique aqui para ter acesso ao template de tradução e baixá-lo.