• Chamada de Trabalhos/ Call for papers Edição de n. 16 (2021.1)

    2020-11-25

    É COM SATISFAÇÃO QUE ABRIMOS CHAMADA PARA CONTRACORRENTE: REVISTA DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO INTERDISCIPLINAR EM CIÊNCIAS HUMANAS-  NÚMERO 16.  

    Tema: Gêneros textuais/ discursivos e ensino

    Organizadoras: Profas. Dras. Cleide Inês Wittke (UFPEL), Milena Moretto (USF), Neiva Maria Machado Soares (UEA)

    Título: O trabalho com gêneros textuais/discursivos no ambiente de ensino: caminhos que apontam para a interação e o desenvolvimento humano.

    Ao pensar o ensino de língua(gem), tanto na escola básica quanto na universidade, precisamos também levar em conta os gêneros textuais e seus impactos no processo interativo cotidiano. Por considerar o gênero como um (mega)instrumento que viabiliza a comunicação social (presencial e on-line), o vemos como um objeto de ensino adequado para desenvolver as capacidades de linguagem do estudante, nas aulas de português, à medida que ele se apropria do uso de diferentes gêneros, podendo esses serem nas modalidades oral, escrita ou multimodal. Assim, com foco no ensino como processo de interação verbal, esta chamada de dossiê intenciona reunir estudos, reflexões, relatos e experiências de pesquisas voltadas ao trabalho com o gênero de texto, do ensino básico ao superior. Nesse contexto, acolheremos trabalhos referentes ao ensino da língua(em), fundamentados na Linguística Aplicada, que seguem vertentes com perspectiva social e de interação, baseados no texto e no discurso, tais como: Interacionismo Sociodiscursivo (ISD), Linguística Textual (do Texto), Análise Crítica do Discurso (ACD), Análise Dialógica do Discurso (ADD), e outras teorias afins. A partir dessa ótica, serão priorizados estudos que: a) enfatizem práticas docentes referentes ao ensino da leitura e da escrita através de gêneros; b) discorram sobre os multiletramentos, com base no ensino de diferentes gêneros textuais; c) problematizem a formação docente a partir do estudo teórico e metodológico dos gêneros de texto; d) contribuam com reflexões sobre materiais didáticos e orientações curriculares no trabalho com leitura e escrita, por meio de gêneros, inclusive, aqueles relacionados às práticas educacionais do universo online.

    Palavras-chave: Ensino, Interação Verbal, Gênero Textual.  

    PERÍODO DE SUBMISSÃO DE DEZEMBRO 2020 À FEVEREIRO DE 2021.

    Saiba mais sobre Chamada de Trabalhos/ Call for papers Edição de n. 16 (2021.1)
  • Publicada Edição de n. 14 (2020.1) da Contracorrente

    2020-11-25

    A ContraCorrente: Revista do Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas (PPGICH-UEA) informa que já está disponível a edição de nº 14 com o tema: Amazônia: sustentabilidade, discurso, identidade e cultura, organizada pelo Prof. Dr. Ernesto Renan Freitas Pinto (PPGICH-UEA) e pela Profa. Dra. Susy Rodrigues Simonetti (PPGICH-UEA).

    A edição reúne nove trabalhos com artigos de importantes pesquisadores de vários centros do país. 

    Os editores e organizadores celebram mais uma edição e um fim de ano de grandes produções a todos.

    Saiba mais sobre Publicada Edição de n. 14 (2020.1) da Contracorrente
  • Publicada Edição nº 10 (2019.2) da ContraCorrente

    2020-01-06

    A ContraCorrente: Revista do Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas (PPGICH-UEA) informa que já está disponível a edição de nº 10 com o tema: Processos de territorialização, organização político-cultural e dinâmicas dos povos indígenas na Pan-Amazônia- aspectos históricos e antropológicos do passado-presente, organizada por Profa. Dra. Jocilene Gomes da Cruz (UEA-PPGICH/ NEICAM) e Prof. Dr. Rafael Ale Rocha (UFAM e UEA-PPGICH).

    A edição reúne nove trabalhos no escopo temático da Revista e contempla uma grata entrevista concedida pelo Prof. Dr. Ernesto Renan Freitas Pinto, importante pesquisador que tem se dedicado em estudar a Amazônia nos mais diversos olhares.

    Os editores e organizadores celebram mais uma edição e desejam um 2020 de grandes produções a todos.

    Saiba mais sobre Publicada Edição nº 10 (2019.2) da ContraCorrente