Chamada de Trabalhos / Call for papers para a Edição de nº 18 (2022.1)

2021-12-17

 

CHAMADA DE TRABALHOS/ CALL FOR PAPERS

ContraCorrente: Revista do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas- PPGICH-UEA

 

O Conselho editorial da ContraCorrente: Revista do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas (ISSN: 2525-4529) convida pesquisadores doutores, mestres e alunos de pós-graduação para contribuírem com a edição de número 18 do periódico, correspondente ao semestre 2022.1, submetendo textos inéditos (artigos e relatos de experiência) com a especificação temática descrita abaixo.

A ContraCorrente (ISSN 2525-4529) é um periódico semestral do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas (PPGICH-UEA), vinculado à Editora Universitária, da Universidade do Estado do Amazonas (UEA). Seu escopo detém-se na difusão e a propagação do conhecimento produzido seja em contexto local, nacional ou internacional, por pesquisadores que se dedicam às áreas de Ciências Humanas, Letras, Cultura e afins. Segundo os critérios de Qualis/CAPES, a Revista está avaliada (de forma preliminar) em B1. Indexada ao Sistema Latindex, padrão de avaliação internacional de revistas da América Latina, Caribe, Espanha e Portugal. Também indexada ao Google Acadêmico- Google Scholar e nas bases Sumários.org, LivRe, Diadorim e LatinRev.

A edição de nº 18 será dedicada ao tema: 

Conhecimentos Tradicionais, Territorialidades e Governança socioambiental na Amazônia

Organizadores: Profa. Dra. Ana Claudeíse Silva do Nascimento (Instituto de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá), Profa. Dra. Marilia de Jesus Silva e Sousa (PPGICH- UEA Universidade do Estado do Amazonas) e Prof. Dr. Jose Guilherme dos Santos Fernandes (COLINS/PPGEAA/ UFPA- Universidade Federal do Pará).

Resumo: Os conhecimentos tradicionais dos povos amazônicos perpassam pela compreensão de como são construídos os diferentes regimes de saberes e as técnicas tradicionais nos processos de manejos dos recursos naturais, a partir das formas de aprendizagem locais e a circulação desses saberes, em um contexto de engajamento com o ambiente em regimes de governança. Considera-se importante entender como esses componentes afetam e são afetados pelas transformações sociais, econômicas e políticas vigentes nesses territórios. Parte-se do entendimento de que as políticas de conservação e desenvolvimento sustentável para as populações Amazônicas implicam que um novo estatuto territorial seja instaurado no âmbito das áreas protegidas, provocando reações e mudanças no modo de vida local, na relação com o uso dos recursos naturais, na sociabilidade das pessoas, nos aspectos sociodemográficos e nas formas de governança e organização política das comunidades, entre outros. Por sua vez, as dinâmicas sociais que ocorrem para além dos territórios protegidos na Amazônia, têm sido fonte de reflexões no âmbito das ciências sociais e no campo interdisciplinar.

Neste sentido, congregando resultados de pesquisas realizadas no âmbito de áreas protegidas e para além dessas áreas, esta chamada tem como objetivo receber artigos que versem sobre as interações dos povos e comunidades tradicionais amazônicas com o ambiente, visando refletir  sobre os conhecimentos tradicionais e a diversidade de formas que orientam os usos dos recursos naturais; processos de ordenamento territorial; dinâmicas demográficas; relações sociais de gênero; conflitos; a emergência de novas configurações sociais de base étnica, política e religiosa; as noções de direitos; e as políticas públicas que incidem sobre os territórios amazônicos. Esses são alguns temas que podem ser abordados a partir das diferentes correntes teóricas das ciências humanas e no campo interdisciplinar.

Palavras-chave: Conhecimentos Tradicionais; Povos e Comunidades Tradicionais Amazônicas; Territorialidades; Governança Socioambiental.

Os trabalhos deverão ser enviados pelo sistema da revista, seguindo as diretrizes estipuladas, impreterivelmente entre 15 de janeiro de 2022 a 20 de abril de 2022, com previsão de publicação no terceiro trimestre de 2022.  

*Dúvidas e outras informações, enviar exclusivamente e-mail para: contracorrente.uea@gmail.com

DIRETRIZES DE PUBLICAÇÃO

O trabalho deve ser digitado em Word for Windows, versão 6.0 ou superior, em papel A4 (21 cm x 29, 7 cm), com margens superior e esquerda de 3 cm e direita e inferior de 2 cm, sem numeração de páginas. A fonte deverá ser Times New Roman, tamanho 12, em espaçamento 1,5 entre linhas e parágrafos, com alinhamento justificado. Entre texto e exemplo, citações, tabelas, ilustrações, etc., utilizar espaço duplo.

  • Os artigosdevem ter extensão mínima de 15 e máxima de 20 páginas, incluindo todos os dados, como tabelas, ilustrações e referências. Clique aqui para ter acesso ao template de artigo e baixá-lo.
  • Os relatos devem ter extensão mínima de 3 e máxima de 5 páginas, incluídas as referências. Clique aqui para consultar ao template de relato e baixá-lo.
  • As normas e diretrizes completas de publicação estão disponíveis para consulta no site da Revista.