Notícias

Chamada de Trabalhos/ Call for papers Edição de n. 16 (2021.1)

2020-11-25

É COM SATISFAÇÃO QUE ABRIMOS CHAMADA PARA CONTRACORRENTE: REVISTA DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO INTERDISCIPLINAR EM CIÊNCIAS HUMANAS-  NÚMERO 16.  

Tema: Gêneros textuais/ discursivos e ensino

Organizadoras: Profas. Dras. Cleide Inês Wittke (UFPEL), Milena Moretto (USF), Neiva Maria Machado Soares (UEA)

Título: O trabalho com gêneros textuais/discursivos no ambiente de ensino: caminhos que apontam para a interação e o desenvolvimento humano.

Ao pensar o ensino de língua(gem), tanto na escola básica quanto na universidade, precisamos também levar em conta os gêneros textuais e seus impactos no processo interativo cotidiano. Por considerar o gênero como um (mega)instrumento que viabiliza a comunicação social (presencial e on-line), o vemos como um objeto de ensino adequado para desenvolver as capacidades de linguagem do estudante, nas aulas de português, à medida que ele se apropria do uso de diferentes gêneros, podendo esses serem nas modalidades oral, escrita ou multimodal. Assim, com foco no ensino como processo de interação verbal, esta chamada de dossiê intenciona reunir estudos, reflexões, relatos e experiências de pesquisas voltadas ao trabalho com o gênero de texto, do ensino básico ao superior. Nesse contexto, acolheremos trabalhos referentes ao ensino da língua(em), fundamentados na Linguística Aplicada, que seguem vertentes com perspectiva social e de interação, baseados no texto e no discurso, tais como: Interacionismo Sociodiscursivo (ISD), Linguística Textual (do Texto), Análise Crítica do Discurso (ACD), Análise Dialógica do Discurso (ADD), e outras teorias afins. A partir dessa ótica, serão priorizados estudos que: a) enfatizem práticas docentes referentes ao ensino da leitura e da escrita através de gêneros; b) discorram sobre os multiletramentos, com base no ensino de diferentes gêneros textuais; c) problematizem a formação docente a partir do estudo teórico e metodológico dos gêneros de texto; d) contribuam com reflexões sobre materiais didáticos e orientações curriculares no trabalho com leitura e escrita, por meio de gêneros, inclusive, aqueles relacionados às práticas educacionais do universo online.

Palavras-chave: Ensino, Interação Verbal, Gênero Textual.  

PERÍODO DE SUBMISSÃO DE DEZEMBRO 2020 À FEVEREIRO DE 2021.

Saiba mais sobre Chamada de Trabalhos/ Call for papers Edição de n. 16 (2021.1)

Edição atual

n. 14 (2020): Amazônia: sustentabilidade, discurso, identidade e cultura
Publicado: 2020-11-18

Edição completa

Nota Editorial

Artigos

Ver Todas as Edições

ContraCorrente: Revista do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas