O PROFISSIONALISMO EM QUESTÃO

  • Marcos Estácio

Resumo

As mudanças ocorridas a partir dos anos de 1980 repercutiram na área educacional e
na formação de professores. Esta, muitas vezes, prende-se a atualizações de conceitos e a buscar
novas metodologias, distanciando-se da realidade vivida pela escola. Este trabalho objetiva identificar a
ação dos professores no ensino de ciências, caracterizando-a enquanto processo de formação para a
docência e meio de consolidação do profissionalismo docente. O presente artigo está estruturado em
duas partes, na primeira destaca-se a formação de professores com ênfase no profissionalismo e na
segunda se apresenta as atuais perspectivas para formação de professores em Ciências. Partimos do
pressuposto que a formação docente é um processo contínuo de aquisição de conhecimento para o
exercício da docência, que constrói a socialização e configura a identidade pessoal e profissional.

Publicado
2017-05-12
Como Citar
ESTÁCIO, Marcos. O PROFISSIONALISMO EM QUESTÃO. Revista Areté | Revista Amazônica de Ensino de Ciências, [S.l.], v. 2, n. 4, p. 27-39, maio 2017. ISSN 1984-7505. Disponível em: <https://periodicos.uea.edu.br/index.php/arete/article/view/362>. Acesso em: 25 abr. 2024.
Seção
Artigos

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