A INFLUÊNCIA DAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS NO DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NA AMAZÔNIA BRASILEIRA

  • Robson da Silva

Resumo

As novas tecnologias da informação deram grande impulso à educação,
potencializando, particularmente, a Educação a Distância (EAD). No Brasil, desde a aprovação da
Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional em 1996, a EAD já passou por diferentes
regulamentações. A mais recente e aprovada em 19 de dezembro de 2005, é o Decreto 5.622
que regulamenta o Art. 80 da LDB e traz, em si, um amadurecimento do país em relação ao
potencial e aos problemas inerentes a essa modalidade educacional para o Brasil. Para muitos,
representa um avanço, para outros, uma lei ainda conservadora em vista da visível centralização
do governo federal quanto aos credenciamentos e possibilidades de uso. O tempo, certamente,
será o grande fiador das mudanças que deverão ser feitas. Mas, para que essas ações possam
ser tomadas, será preciso que se ponha a nova sistemática em prática, observando-lhe as
virtudes e vencendo os desafios. É nesse contexto de intensas mudanças que o artigo pontua
aspectos que se relacionam diretamente à realidade amazônica.

Publicado
2017-05-10
Como Citar
DA SILVA, Robson. A INFLUÊNCIA DAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS NO DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NA AMAZÔNIA BRASILEIRA. Revista Areté | Revista Amazônica de Ensino de Ciências, [S.l.], v. 2, n. 2, p. 177-206, maio 2017. ISSN 1984-7505. Disponível em: <https://periodicos.uea.edu.br/index.php/arete/article/view/307>. Acesso em: 26 abr. 2024.
Seção
Artigos

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