A EDUCAÇÃO AMBIENTAL E A PARTICIPAÇÃO POPULAR / The environmental education and popular participation

  • Caio da Silva
  • Marcello Martins
  • Bárbara Lapa
  • Eid Badr

Resumo

Os problemas ambientais causados pela ação direta do homem têm produzido efeitos cada vez mais devastadores ao ecossistema. Nesse contexto, ganha destaque a reflexão acerca da educação ambiental promovida pela universidade de forma interdisciplinar, a partir de seu papel fundamental na formação e informação dos riscos ambientais. O objetivo deste artigo foi revisitar o arcabouço jurídico normativo e a Educação Ambiental, relacionando-os com a noção de interpretação constitucional proposta por Peter Härbele, a fim de fomentar a participação ativa da sociedade no que tangem as questões relacionadas ao meio ambiente, tendo a educação ambiental como ponto de partida. A presente investigação se deu a partir de uma revisão bibliográfica e documental, bem como visitas às escolas, diálogos abertos e seminários junto aos alunos e professores da rede pública de ensino. Foi demonstrado, com este trabalho, a importância da educação ambiental promovida pela universidade por meio da tríade ensino, pesquisa e extensão. O papel da educação foi reiterado como instrumento capaz de fomentar o envolvimento e a participação daqueles para os quais o Estado fora criado, o povo.

Publicado
2017-05-09
Como Citar
DA SILVA, Caio et al. A EDUCAÇÃO AMBIENTAL E A PARTICIPAÇÃO POPULAR / The environmental education and popular participation. Revista Areté | Revista Amazônica de Ensino de Ciências, [S.l.], v. 10, n. 21, p. 143-151, maio 2017. ISSN 1984-7505. Disponível em: <https://periodicos.uea.edu.br/index.php/arete/article/view/276>. Acesso em: 26 abr. 2024.

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