O RELATO DE UMA ATIVIDADE PARA O ENSINO DE BIOFÍSICA FUNDAMENTADA EM METODOLOGIAS ATIVAS DE ENSINO / Report of activities for biophysics teaching based on active teaching methodologies

  • Guilherme Urias
  • Luciana de Azeredo

Resumo

Neste artigo, apresentamos o relato de uma atividade de ensino fundamentada nas metodologias de ensino Blended Learning (BL) e Problem Based Learning (PBL). O objetivo da proposta pedagógica foi o de criar condições para o desenvolvimento das competências necessárias para a compreensão das interações entre o sistema auditivo e os conhecimentos da Física sonora. Para tanto, um texto foi elaborado, cujo conteúdo apresentou aos alunos uma situação problemática, em que um personagem havia perdido parte significativa da audição devido às condições insalubres do seu ambiente de trabalho. A partir da leitura do texto, os alunos realizaram debates, estudos individuais e pesquisas para que, a partir dos conhecimentos da Física, pudessem compreender detalhadamente a situação-problema apresentada. De acordo com as observações e registros realizados, destacamos a participação dos alunos durante os debates em sala de aula, uma das principais características das atividades pedagógicas pautadas em metodologias ativas. Sobre os aspectos relacionados à aprendizagem dos conteúdos, publicaremos o resultado das avaliações em trabalhos futuros devido aos limites que se impõem ao presente texto. No entanto, apresentamos resultados preliminares, em que 77% dos alunos alcançaram rendimento satisfatório.

Publicado
2017-05-08
Como Citar
URIAS, Guilherme; DE AZEREDO, Luciana. O RELATO DE UMA ATIVIDADE PARA O ENSINO DE BIOFÍSICA FUNDAMENTADA EM METODOLOGIAS ATIVAS DE ENSINO / Report of activities for biophysics teaching based on active teaching methodologies. Revista Areté | Revista Amazônica de Ensino de Ciências, [S.l.], v. 9, n. 18, p. 282-297, maio 2017. ISSN 1984-7505. Disponível em: <https://periodicos.uea.edu.br/index.php/arete/article/view/212>. Acesso em: 19 abr. 2024.
Seção
Relato de Experiência

##plugins.generic.recommendByAuthor.heading##

##plugins.generic.recommendByAuthor.noMetric##