PERSPECTIVAS DO EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO QUANTO AO USO DAS CAPACIDADES DO PENSAMENTO CRÍTICO Perspectives of the national examination of middle school as to the

  • Flávia Caroline Bedin Feitosa UEM
  • Neide Maria Michellan Kiouranis UEM
  • Marcelo Pimentel da Silveira UEM

Resumo

O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) foi instituído como instrumento de aferição das capacidades dos concluintes da última etapa da Educação Básica. Uma vez que os professores têm utilizado esse instrumento para auxiliar na organização curricular e na construção de suas práticas pedagógicas, faz-se necessário avaliar se as questões propostas por esse instrumento permitem avaliar os objetivos e capacidades propostos pela Lei das Diretrizes e Bases da Educação (LDB) para este nível de ensino, dentre eles a formação do pensamento crítico do indivíduo. Dessa forma, este trabalho teve como objetivo analisar as questões da área das Ciências da Natureza e suas Tecnologias, do ENEM 2017, em relação à sua potencialidade quanto o uso das capacidades do pensamento crítico. Para isso, foram criadas três dimensões de análise a fim de identificarmos tais potencialidades. Após a análise, observamos que muito do que é proposto pelos documentos oficiais como finalidade para o Ensino Médio, ainda não é possível de ser mensurado através desse exame em larga escala. Ainda, em relação ao termo “crítico”, nota-se que o mesmo consta com frequência nos documentos oficiais, mas poucas ações, de fato, vêm sendo desenvolvidas para sua promoção. Apesar disso, o professor pode usar a situação em destaque nas questões para criar a sua própria situação de aprendizagem em relação ao tema social, científico e/ou tecnológico discutido pelo exame. Para isso, é importante que o professor tenha claro aquilo que almeja e que conheça mais acerca dos referenciais que norteiam as ideias de pensamento crítico.

Publicado
2020-11-19
Como Citar
FEITOSA, Flávia Caroline Bedin; KIOURANIS, Neide Maria Michellan; SILVEIRA, Marcelo Pimentel da. PERSPECTIVAS DO EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO QUANTO AO USO DAS CAPACIDADES DO PENSAMENTO CRÍTICO Perspectives of the national examination of middle school as to the. Revista Areté | Revista Amazônica de Ensino de Ciências, [S.l.], v. 14, n. 28, p. 180-195, nov. 2020. ISSN 1984-7505. Disponível em: <https://periodicos.uea.edu.br/index.php/arete/article/view/1994>. Acesso em: 19 abr. 2024.
Seção
Artigos

##plugins.generic.recommendByAuthor.heading##

##plugins.generic.recommendByAuthor.noMetric##