INTERAÇÕES VERBAIS ESTIMULADAS PELO JOGO E A APRENDIZAGEM DE CONCEITOS PALEONTOLÓGICOS

  • Adriana Trajano
  • Juliane Marques-de-Souza

Resumo

Este artigo buscou analisar o processo de ensino-aprendizagem mediado pelo uso do jogo didático “A vida em Camadas”, a partir da análise das interações verbais estabelecidas entre os alunos do oitavo semestre do Curso de Ciências Biológicas da Universidade Estadual de Roraima (UERR), campus Boa Vista. A abordagem utilizada foi qualitativa, com gravação em áudio das conversas ocorridas durante o desenvolvimento do jogo. As conversas foram organizadas e analisadas a partir das categorias de “conversas de aprendizagem”, sendo elas: estratégicas, afetivas, perceptivas, conectivas e conceituais. Com os resultados obtidos nesta pesquisa foi possível verificar um elevado número de conversas estratégicas e uma baixa frequência das conversas conectivas e conceituais. O predomínio de conversas estratégicas mostra que o jogo elaborado é capaz de trabalhar a interpretação dos enunciados das situações-problema, bem como a compreensão de termos técnicos próprios da Paleontologia e da Geologia. Os resultados indicam ainda que os estudantes estão em um estágio primário de aplicação de conceitos, sugerindo a necessidade de se trabalhar novas situações-problema para estimular a aplicação prática da teoria. Em outras realidades as interações verbais podem ocorrer em outra frequência, destacando o potencial que o jogo tem em evidenciar o estágio de aprendizagem conceitual em que os estudantes se encontram, bem como em estimular a aplicação e a aprendizagem desses conceitos.

Publicado
2017-05-05
Como Citar
TRAJANO, Adriana; MARQUES-DE-SOUZA, Juliane. INTERAÇÕES VERBAIS ESTIMULADAS PELO JOGO E A APRENDIZAGEM DE CONCEITOS PALEONTOLÓGICOS. Revista Areté | Revista Amazônica de Ensino de Ciências, [S.l.], v. 8, n. 17, p. 82-94, maio 2017. ISSN 1984-7505. Disponível em: <https://periodicos.uea.edu.br/index.php/arete/article/view/181>. Acesso em: 23 abr. 2024.
Seção
Artigos

##plugins.generic.recommendByAuthor.heading##

##plugins.generic.recommendByAuthor.noMetric##