ANÁLISE DAS PRODUÇÕES CIENTÍFICAS VOLTADA PARA EDUCAÇÃO ESPECIAL EM UMA PERSPECTIVA INCLUSIVA DE ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL

  • Viviane Rodrigues
  • Wilma Porta
  • Fabiana Harlos

Resumo

O presente artigo teve como objetivo analisar os artigos indexados nas bases de dados CAPES, LILACS, MEDLINE e SciELO acerca da Inclusão escolar de alunos com deficiência Intelectual, no período de 2000 a 2012. Para a identificação dos artigos foram utilizados os seguintes descritores: inclusão, deficiência mental, deficiência intelectual, educação especial, educação inclusiva, inclusão escolar; fazendo uma combinação entre eles. A escolha dos descritores mencionados foi baseada no fato de que a Educação Especial vem passando por alterações significativas nos últimos anos, tanto no que se refere às nomenclaturas utilizadas pela normatização atual, quanto sua aplicação que se volta para a inclusão dos alunos público alvo da Educação Especial nas salas de aula de escolas regulares. Desta busca foram selecionados 29 artigos. Os critérios para a escolha dos artigos foram a presença das palavras-chave inclusão escolar e deficiência intelectual (mental) ou educação inclusiva e deficiência intelectual (mental). . Em seguida foi realizada a leitura e categorização dos 29 artigos encontrados. Para tanto utilizou-se as seguintes categorias: participantes das pesquisas; classificação metodológica; classificação dos temas das pesquisas e formação acadêmica dos autores. Trata-se de pesquisa bibliográfica de abordagem qualitativa e quantitativa. Como resultado foi possível constatar a necessidade do desenvolvimento de estudos por pesquisadores da área da educação especial e educação, além da necessidade de estudos de intervenção que possibilitem propostas possíveis de serem realizadas em sala de aula, considerando os aspectos que dificultam a qualidade do trabalho do professor.

Publicado
2017-05-05
Como Citar
RODRIGUES, Viviane; PORTA, Wilma; HARLOS, Fabiana. ANÁLISE DAS PRODUÇÕES CIENTÍFICAS VOLTADA PARA EDUCAÇÃO ESPECIAL EM UMA PERSPECTIVA INCLUSIVA DE ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL. Revista Areté | Revista Amazônica de Ensino de Ciências, [S.l.], v. 8, n. 17, p. 45-57, maio 2017. ISSN 1984-7505. Disponível em: <https://periodicos.uea.edu.br/index.php/arete/article/view/178>. Acesso em: 24 abr. 2024.
Seção
Artigos

##plugins.generic.recommendByAuthor.heading##

##plugins.generic.recommendByAuthor.noMetric##