PLÁGIO X PESQUISA: UMA DUALIDADE NEM SEMPRE DIFERENCIADA E A NECESSIDADE DO ENSINO DE METODOLOGIA DA PESQUISA NO ENSINO MÉDIO

  • André Gomes
  • Isabel Garcia
  • Alexandre Giacomini

Resumo

Este trabalho aborda a importância de ensinar metodologia da pesquisa no ensino médio, ancorado nos fundamentos da alfabetização científica. Discutem-se os resultados parciais de dissertação de mestrado desenvolvidas com duas turmas de Educação de Jovens e Adultos (EJA), em uma escola pública do município de Santa Maria – RS. A referida intervenção teve como objetivo geral trabalhar os aspectos de como pesquisar no âmbito do ensino escolar e a incompreensão da dualidade existente entre os termos Plágio e Pesquisa. Os dados deste estudo, de caráter quali-quantitativos, apontaram que estes estudantes não possuem informações suficientes para elaborar trabalhos escolares de forma coerente e satisfatória. Além disso, a prática do plágio, isto é, a cópia literal sem a citação da fonte original, se mostrou bastante frequente no desenvolvimento dos textos já que os alunos admitiram não possuírem as informações necessárias para elaborá-los corretamente. Os resultados apontam que os estudos da área devem atentar para este fato em virtude de que, muitas vezes, a construção do conhecimento a partir da pesquisa pelo aluno é uma das estratégias utilizadas para estimular a aprendizagem significativa. No entanto, grande parte deles, possivelmente, não possui habilidade suficiente para construí-la adequadamente, o que influencia negativamente nos resultados das investigações educativas. É necessário, portanto, desenvolver neles a habilidade de escrita e elaboração de pesquisas para que ocorram aprendizagens significativas.

Publicado
2017-05-05
Como Citar
GOMES, André; GARCIA, Isabel; GIACOMINI, Alexandre. PLÁGIO X PESQUISA: UMA DUALIDADE NEM SEMPRE DIFERENCIADA E A NECESSIDADE DO ENSINO DE METODOLOGIA DA PESQUISA NO ENSINO MÉDIO. Revista Areté | Revista Amazônica de Ensino de Ciências, [S.l.], v. 8, n. 17, p. 12-26, maio 2017. ISSN 1984-7505. Disponível em: <https://periodicos.uea.edu.br/index.php/arete/article/view/174>. Acesso em: 25 abr. 2024.
Seção
Artigos

##plugins.generic.recommendByAuthor.heading##

##plugins.generic.recommendByAuthor.noMetric##