ATIVIDADE EDUCATIVA COM ESQUELETOS DE ANIMAIS SILVESTRES EM EXPOSIÇÃO ITINERANTE

  • Bárbara Gurgel de Mendonça UFAC
  • Patricia Ferreira Peruquetti UFAC
  • Yonier Alexander Orozco Marín UFAC
  • Yuri Karaccas de Carvalho UFAC

Resumo

O bioma amazônico é rico em diversidade de vertebrados. Porém, nos contextos escolares se apresentam dificuldades para aproximar os alunos da biodiversidade local e para tratar esses assuntos de uma maneira mais explícita nos currículos. O objetivo deste trabalho foi mostrar uma atividade educativa utilizando esqueleto de animais silvestres numa exposição itinerante na Cidade de Rio Branco (Acre, Brasil). O propósito da exposição foi divulgar informações sobre a diversidade de vertebrados da Amazônia. Apresentamos os relatos de uma mediadora na exposição itinerante. A exposição despertou o interesse dos alunos e chamou a atenção deles sobre as características anatômicas e ecológicas desses animais. Dessa maneira, a experiência permitiu à monitora desenvolver estratégias de mediação baseadas na interação e no diálogo.


 


 


The Amazon biome is rich in vertebrate diversity. However, there are difficulties in school contexts to bring students closer to local biodiversity and to address these issues more explicitly in curricula. This study aims to show an educational activity using skeleton of wild animals in an itinerant exhibition in Rio Branco (Acre, Brazil). The purpose of the exhibition was to disseminate information on the diversity of vertebrates in the Amazon. Here we present a mediator´s report who introduced the pieces to the students during the exhibition. Students found the exhibition very informative mainly toward anatomical and ecological animal features. In the same way, the experience enabled the mediator to develop different mediation strategies based on interaction and dialogue.

Publicado
2018-12-28
Como Citar
MENDONÇA, Bárbara Gurgel de et al. ATIVIDADE EDUCATIVA COM ESQUELETOS DE ANIMAIS SILVESTRES EM EXPOSIÇÃO ITINERANTE. Revista Areté | Revista Amazônica de Ensino de Ciências, [S.l.], v. 11, n. 24, p. 31-43, dez. 2018. ISSN 1984-7505. Disponível em: <http://periodicos.uea.edu.br/index.php/arete/article/view/1278>. Acesso em: 21 nov. 2019.
Seção
Artigos