CIÊNCIAS DA NATUREZA NO CICLO DE ALFABETIZAÇÃO DOS ANOS INICIAIS: POTENCIALIDADES DIDÁTICAS DA HISTÓRIA INFANTIL ‘UM AMOR DE CONFUSÃO’

  • Rosemar de Fátima Vestena UNIFRA
  • Jéssica de Oliveira Ribas Silva SEDUC-RS
  • Giséli Duarte Bastos UFSM

Resumo

As crianças, muitas vezes, ao entrarem na escola já trazem consigo o apreço por obras literárias como as histórias infantis. Essas, além de contribuírem para o desenvolvimento da leitura, da escrita e da oralidade dos estudantes, podem sensibilizar e instigar a curiosidade acerca de outros saberes que envolvem as temáticas e os personagens. A escola, diante desses recursos, pode agregar aos processos de ensino e aprendizagem conhecimentos oriundos das diferentes áreas do saber como as Ciências da Natureza (CN). Este artigo objetiva destacar as potencialidades didáticas da história infantil ‘Um amor de confusão’ (RANGEL, 2008) para acessar conhecimentos das CN no ciclo de alfabetização do Ensino Fundamental. A pesquisa é de abordagem qualitativa, de cunho bibliográfico e amparado pelo método descritivo exploratório. A história infantil ‘Um amor de confusão’, em virtude de seus personagens, imagens e texto, possui um enredo com potencial para ser utilizado na mediação de conhecimentos da área das CN, especialmente acerca da diversidade e classes dos vertebrados, habitat e modo vida nos ambientes, dietas alimentares e alimentação saudável.


 


When children enter school they often carry with them an appreciation for literature. The stories contribute for the development of reading, writing and oral communication, besides this contact may raise awareness and instill curiosity about the features of the themes and characters. Teachers can use stories to draw knowledge coming from different areas such as the Natural Sciences (NS). This article aims to highlight the didactic potential of the story ‘A lovely confusion' (RANGEL, 2008) to access knowledge from NS in the literacy cycle of Elementary School. The research is qualitative, bibliographical and supported by the exploratory descriptive method. The children's story 'A lovely confusion' has a plot with the potential to mediate knowledge from the NS area, especially concerning diversity and classes of vertebrates, habitat and lifestyle in different environments, diets and healthy eating.

Publicado
2018-12-28
Como Citar
VESTENA, Rosemar de Fátima; SILVA, Jéssica de Oliveira Ribas; BASTOS, Giséli Duarte. CIÊNCIAS DA NATUREZA NO CICLO DE ALFABETIZAÇÃO DOS ANOS INICIAIS: POTENCIALIDADES DIDÁTICAS DA HISTÓRIA INFANTIL ‘UM AMOR DE CONFUSÃO’. Revista Areté | Revista Amazônica de Ensino de Ciências, [S.l.], v. 11, n. 24, p. 1-17, dez. 2018. ISSN 1984-7505. Disponível em: <http://periodicos.uea.edu.br/index.php/arete/article/view/1269>. Acesso em: 22 out. 2019.
Seção
Artigos