ETICA E MORAL NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA, E A QUESTÃO DO FUNDO PARTIDÁRIO

  • Cláudio Sérgio Matias da Silva Faculdade Boas Novas
  • Clodoaldo Matias Silva UNIASSELVI
  • Janderson Gustavo Soares de Almeida UNESA
  • Guilherme Pereira Stribel UNESA

Resumo

A questão do financiamento de campanha eleitoral tem gerado muita polêmica. É necessário que as regras sejam mais rígidas para que a população não seja enganada por aqueles que querem se beneficiar das eleições. O financiamento de campanha deve ser feito de forma transparente, para que o povo tenha conhecimento de quem são os principais financiadores e como estão sendo usados os recursos. Além disso, o financiamento de campanha deve ser limitado para que o povo não seja manipulado por aqueles que têm recursos para financiar campanhas de forma abusiva. Com base nesse pressuposto, esse estudo assume o objetivo de contextualizar a importância da ética e moral no desenvolvimento da Administração Pública, no sentido da utilização do Fundo Partidário. A pesquisa em si é uma explicativa, com uma revisão bibliográfica, com uma abordagem dedutiva e pesquisa bibliográfica. Durante a realização das eleições de 2022, muitos partidos e candidatos usarão o fundo eleitoral a seu favor para aumentar sua exposição e também para financiar suas campanhas, o que gerou desigualdades entre os concorrentes. Além disso, existem preocupações de que os valores destinados ao fundo eleitoral possam ser usados de forma imprópria, para financiar atividades ilegais ou mesmo para comprar votos. É necessário haver maior transparência e controle para garantir que o dinheiro do fundo seja usado de forma correta. Outra preocupação é que os partidos e candidatos possam usar o fundo eleitoral para comprar mídia, o que geraria um desequilíbrio na disputa eleitoral.

Biografia do Autor

##submission.authorWithAffiliation##

Graduado em Língua e Literatura Portuguesa pela Universidade Federal do Amazonas – UFAM, especialista em Leitura e Produção Textual pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas - IFAM e em Direito Penal e Ciência Jurídicas pela Faculdade Integrada Jacarepaguá - FIJ.

##submission.authorWithAffiliation##

Especialista em Educação do Campo pelo Instituto Federal do Amazonas e Metodologia do Ensino Superior pelo Instituto Fase do Amazonas. Graduado em Geografia pelo Centro Universitário do Norte - UNINORTE.

##submission.authorWithAffiliation##

Mestrando em Educação e Cultura - UNESA, Especialista em Docência do Ensino Superior - Uniasselvi, Licenciado em Pedagogia e História - Uniasselvi.

##submission.authorWithAffiliation##

Doutor em Educação – ProPEd/UERJ, Professor do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Estácio de Sá – PPGE/UNESA.

Publicado
2023-03-13
Como Citar
DA SILVA, Cláudio Sérgio Matias et al. ETICA E MORAL NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA, E A QUESTÃO DO FUNDO PARTIDÁRIO. Nova Hileia | Revista Eletrônica de Direito Ambiental da Amazônia. ISSN: 2525 – 4537, [S.l.], v. 13, n. 2, mar. 2023. ISSN 2525-4537. Disponível em: <https://periodicos.uea.edu.br/index.php/novahileia/article/view/2800>. Acesso em: 20 maio 2024.
Seção
Artigos