PERCEPÇÃO DOS ACADÊMICOS DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS SOBRE A IMPORTÂNCIA DE ATIVIDADES PRÁTICAS EM SUA FORMAÇÃO DE LICENCIADO

  • Anyele da Costa Batista Universidade do Estado do Amazonas
  • Adailton Moreira da Silva UNVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS

Resumo

O presente estudo visa caracterizar a percepção dos acadêmicos do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, Centro de Estudos Superiores de Parintins (CESP), Universidade do Estado do Amazonas (UEA), sobre a importância de atividades práticas no Ensino de Biologia através do relato do entendimento quanto à realização das práticas, as dificuldades na execução dessas aulas na graduação e a percepção sobre a importância da temática na formação de novos docentes. Os sujeitos da pesquisa correspondem a 52 acadêmicos que estavam no 3º e 5º período do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas (CESP/UEA) no período de 12/2022 a 03/2023, os quais foram informados dos objetivos e assinaram um TCLE. Através de uma abordagem quanti-qualitativa houve a aplicação de um questionário com perguntas objetivas e subjetivas. A análise dos resultados permitiu inferir como os acadêmicos se posicionam sobre a utilização, aplicação ou execução de aulas práticas no Ensino de Biologia e na sua formação docente. Evidenciou-se que as práticas são ferramentas indispensáveis para um aprendizado efetivo, sendo reconhecidas pelo seu papel facilitador e motivador dos estudantes. O relato confirma que tanto teoria como a prática são necessárias para uma melhor assimilação dos conteúdos e conceitos dentro das Ciências Biológicas; que há uma deficiência na utilização e aplicação de aulas práticas no ensino médio afetando a qualidade da aprendizagem na graduação; e que existem dificuldades como falta de materiais, recursos didáticos, equipamentos, estrutura de laboratório e interesse do acadêmico que afetam a execução das aulas na formação dos futuros professores. Sugere-se que novos estudos sobre esta temática devam ser realizados para um melhor entendimento da relação ensino-aprendizagem com o uso de atividades práticas nas Ciências Biológicas.

Publicado
2023-12-30
Como Citar
BATISTA, Anyele da Costa; SILVA, Adailton Moreira da. PERCEPÇÃO DOS ACADÊMICOS DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS SOBRE A IMPORTÂNCIA DE ATIVIDADES PRÁTICAS EM SUA FORMAÇÃO DE LICENCIADO. Marupiara | Revista Científica do CESP/UEA, [S.l.], n. 12, p. 113 - 128, dez. 2023. ISSN 2527-0753. Disponível em: <https://periodicos.uea.edu.br/index.php/marupiara/article/view/3313>. Acesso em: 27 abr. 2024. doi: https://doi.org/10.59666/marupiara.v0i12.3313.
Seção
Relato de Experiência