A “EVOLUÇÃO BIOLÓGICA” NA PERCEPÇÃO DOS ACADÊMICOS INGRESSANTES NO CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS, CESP/UEA.

  • Marcelo Fernandes Mendes
  • Adailton Moreira da Silva Professor da Universidade do Estado do Amazonas

Resumo

Este trabalho buscou caracterizar as concepções sobre evolução biológica de acadêmicos ingressantes no curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, do Centro de Estudos Superiores de Parintins, da Universidade do Estado do Amazonas. De natureza quali-quantitativo, foi elaborado e aplicado no mês de setembro de 2022 um questionário online com perguntas estruturadas através do Google Formulários. Os sujeitos da pesquisa correspondem a acadêmicos ingressantes do 1º período do curso. Nas opiniões expressas é notável a existência de dificuldade no entendimento dos conceitos e processos evolutivos dentro da sala de aula no Ensino Médio. Os fatores que influenciam são a religião, as crenças pessoais e a falta de conhecimento de professores responsáveis por ministrar esse tema no Ensino Básico. A maioria dos entrevistados assumiu que acreditam em um ser divino e que este criou os seres atuais. Diante disto, percebe-se que o tema evolução biológica tem que ser mais discutido no ensino regular independentemente de crença ou religiões. Com este intuito é preciso pensar no ensino de uma forma interdisciplinar onde os conteúdos da Biologia possam ser discutidos nas aulas com a história, a geografia, o ensino religioso, filosofia etc. Deve-se considerar o contexto histórico e cultural da comunidade na qual se vive, assim possibilitando um estudo que promova interesse nos indivíduos. O resultado dessa pesquisa é uma contribuição para futuros acadêmicos que tenham o interesse nessa discussão evolucionista.

Publicado
2023-08-23
Como Citar
MENDES, Marcelo Fernandes; SILVA, Adailton Moreira da. A “EVOLUÇÃO BIOLÓGICA” NA PERCEPÇÃO DOS ACADÊMICOS INGRESSANTES NO CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS, CESP/UEA.. Marupiara | Revista Científica do CESP/UEA, [S.l.], n. 11, p. 59 - 82, ago. 2023. ISSN 2527-0753. Disponível em: <https://periodicos.uea.edu.br/index.php/marupiara/article/view/2961>. Acesso em: 20 maio 2024.
Seção
Relato de Experiência