A PROMOÇÃO DA CULTURA ORGANIZACIONAL NO SETOR PÚBLICO
Resumo
O Estado, como parte integrante da sociedade, tem um papel importante na promoção da cultura organizacional. Ele deve apoiar a adoção de práticas de ética e responsabilidade social nas organizações. Essas práticas refletem nos resultados dos serviços oferecidos, pois estimulam o compromisso dos funcionários, o que favorece o desenvolvimento de novas ideias, a criação de novos produtos e serviços e o aumento da produtividade na Administração Pública. Essas práticas contribuem para melhorar a imagem do Estado frente a sociedade. Em virtude desse contexto, o problema de nosso estudo trata-se de: Quais as principais abordagens para a promoção da cultura organizacional no setor público? Sendo assim, o objetivo deste trabalho é identificar os pressupostos políticos-ideológicos que estão por trás das principais abordagens para a promoção da cultura organizacional no setor público. Neste trabalho a pesquisa desenvolvida foi de natureza qualitativa. Foram pesquisas bibliográficas e documentais em partes da internet, mídias impressas, dados públicos, bibliotecas e outros. Sendo assim, o Estado também deve oferecer formação específica para os funcionários das organizações para que eles possam conhecer melhor as práticas adotadas e assim melhorar a cultura organizacional. O setor público deve ser incentivado a realizar pesquisas sobre como seus funcionários estão se sentindo e qual a percepção que eles têm da cultura organizacional. Por fim, o Estado deve criar mecanismos de controle para garantir que as organizações estejam adotando práticas de responsabilidade social e ética. Assim, é possível garantir o desenvolvimento da cultura organizacional de forma sustentável e responsável.