A PROMOÇÃO DA CULTURA ORGANIZACIONAL NO SETOR PÚBLICO

  • Alexandre Monteiro Gonçalves SUFRAMA
  • Clodoaldo Matias Silva UNIASSELVI
  • Maria das Graças Maciel de Oliveira Universidad Del Norte

Resumo

O Estado, como parte integrante da sociedade, tem um papel importante na promoção da cultura organizacional. Ele deve apoiar a adoção de práticas de ética e responsabilidade social nas organizações. Essas práticas refletem nos resultados dos serviços oferecidos, pois estimulam o compromisso dos funcionários, o que favorece o desenvolvimento de novas ideias, a criação de novos produtos e serviços e o aumento da produtividade na Administração Pública. Essas práticas contribuem para melhorar a imagem do Estado frente a sociedade. Em virtude desse contexto, o problema de nosso estudo trata-se de: Quais as principais abordagens para a promoção da cultura organizacional no setor público? Sendo assim, o objetivo deste trabalho é identificar os pressupostos políticos-ideológicos que estão por trás das principais abordagens para a promoção da cultura organizacional no setor público. Neste trabalho a pesquisa desenvolvida foi de natureza qualitativa. Foram pesquisas bibliográficas e documentais em partes da internet, mídias impressas, dados públicos, bibliotecas e outros. Sendo assim, o Estado também deve oferecer formação específica para os funcionários das organizações para que eles possam conhecer melhor as práticas adotadas e assim melhorar a cultura organizacional. O setor público deve ser incentivado a realizar pesquisas sobre como seus funcionários estão se sentindo e qual a percepção que eles têm da cultura organizacional. Por fim, o Estado deve criar mecanismos de controle para garantir que as organizações estejam adotando práticas de responsabilidade social e ética. Assim, é possível garantir o desenvolvimento da cultura organizacional de forma sustentável e responsável.

Biografia do Autor

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Graduado em Administração de Empresas, ênfase em Comércio Exterior pelo Centro Universitário de Ensino Superior do Amazonas-CIESA. Especialista em Gestão de Negócios e Finanças pelo Centro Universitário de Ensino Superior do Amazonas-CIESA. Analista Técnico-Administrativo – ATA da Suframa, onde exerce atividade de controle e execução financeira de contratos.

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Especialista em Educação do Campo pelo Instituto Federal do Amazonas e Metodologia do Ensino Superior pelo Instituto Fase do Amazonas. Graduado em Geografia pelo Centro Universitário do Norte - UNINORTE.

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Mestre em Educação pela Universidade Postegrado UniNorte, Assunção - Paraguai. Licenciada em Pedagogia em Pedagogia pela Nilton Lins. Especialista em gestão de currículos e desenvolvimentos em práticas pedagógicas pela Universidade do Estado do Amazonas – UEA.

Publicado
2023-03-30
Como Citar
GONÇALVES, Alexandre Monteiro; SILVA, Clodoaldo Matias; DE OLIVEIRA, Maria das Graças Maciel. A PROMOÇÃO DA CULTURA ORGANIZACIONAL NO SETOR PÚBLICO. Equidade: Revista Eletrônica de Direito da UEA - ISSN: 2675-5394, [S.l.], v. 8, n. 2, mar. 2023. ISSN 2675-5394. Disponível em: <https://periodicos.uea.edu.br/index.php/equidade/article/view/2882>. Acesso em: 20 maio 2024.