AS FORMAS DEMOCRÁTICAS DE PARTICIPAÇÃO SOCIAL E A MEDIAÇÃO ESCOLAR

  • Clodoaldo Matias Silva UNIASSELVI
  • Luis Claudio Figueiredo da Silva FAMETRO
  • Maria das Graças Maciel de Oliveira Universidad Del Norte

Resumo

A mediação escolar é uma forma de participação social democrática que pode ser usada para promover a participação de todos os membros da comunidade escolar. Esta forma de participação pode ser usada para envolver os estudantes e outros membros da comunidade na tomada de decisões, discussão de assuntos relevantes e na definição de diretrizes para o desenvolvimento da escola. A mediação escolar pode ser usada para promover a colaboração entre os membros da comunidade, desenvolver competências de comunicação, solução de problemas e outras habilidades importantes. Dentro desse contexto emerge o questionamento da presente pesquisa, que busca responder a seguinte problemática: Quais as formas democráticas para participação social no processo de mediação escolar? Sendo assim esse estudo assume o objetivo de elaborar uma revisão bibliográfica destacando os principais obstáculos para se estabelecer as formas democráticas para participação social no processo de mediação escolar. Diante do exposto, este artigo, por meio do método histórico, objetiva problematizar as formas democráticas para participação social. Por fim, comenta-se que o papel da mediação escolar é o de ajudar a promover um ambiente democrático na comunidade escolar. Esta forma de participação social pode ser usada para garantir que todas as partes envolvidas possam ser ouvidas, consideradas e que tenham a oportunidade de expressar suas opiniões. Além disso, a mediação escolar pode ajudar a assegurar que todos os membros da comunidade escolar estejam envolvidos na tomada de decisões e que as decisões sejam tomadas de forma transparente.

Biografia do Autor

##submission.authorWithAffiliation##

Especialista em Educação do Campo pelo Instituto Federal do Amazonas e Metodologia do Ensino Superior pelo Instituto Fase do Amazonas. Graduado em Geografia pelo Centro Universitário do Norte - UNINORTE.

##submission.authorWithAffiliation##

Acadêmico do curso de Bacharel em Psicologia pela Faculdade Metropolitana de Manaus – FAMETRO.

##submission.authorWithAffiliation##

Mestre em Educação pela Universidade Postegrado UniNorte, Assunção - Paraguai. Licenciada em Pedagogia em Pedagogia pela Nilton Lins. Especialista em gestão de currículos e desenvolvimentos em práticas pedagógicas pela Universidade do Estado do Amazonas – UEA.

Publicado
2023-03-30
Como Citar
SILVA, Clodoaldo Matias; DA SILVA, Luis Claudio Figueiredo; DE OLIVEIRA, Maria das Graças Maciel. AS FORMAS DEMOCRÁTICAS DE PARTICIPAÇÃO SOCIAL E A MEDIAÇÃO ESCOLAR. Equidade: Revista Eletrônica de Direito da UEA - ISSN: 2675-5394, [S.l.], v. 8, n. 3, mar. 2023. ISSN 2675-5394. Disponível em: <https://periodicos.uea.edu.br/index.php/equidade/article/view/2883>. Acesso em: 27 abr. 2024.