O TEMA SOCIOCIENTÍFICO SOBRE AGROTÓXICO PRESENTE NOS LIVROS DIDÁTICOS DE QUÍMICA E BIOLOGIA NO ENSINO MÉDIO: POSSÍVEIS PROPOSIÇÕES PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS

Resumo

Este estudo é um recorte da dissertação de mestrado intitulada “Tema Sociocientífico em Ciências Naturais: Proposta de um Paradidático para o Estudo dos Agrotóxicos”. Dada a relevância da contextualização e da interdisciplinaridade no ensino de Ciências, este artigo apresenta uma análise de como o tema sociocientífico dos agrotóxicos é abordado nas coleções de livros didáticos de Química e Biologia do Ensino Médio, aprovadas pelo Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD) - 2018/2020. A metodologia adotada é de natureza qualitativa, baseada no estudo de caso, e pesquisa documental. Os resultados indicam que, apesar do Brasil ser um dos maiores produtores de grãos do mundo e também o maior usuário de agrotóxicos, o tema ainda é pouco explorado para contextualizar conceitos químicos e biológicos nos materiais didáticos do Ensino Médio.

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Publicado
2023-12-30
Como Citar
CRUZ, Núbia Duarte da; DANTAS, Larissa Kely; RIBEIRO, Marcel Thiago Damasceno. O TEMA SOCIOCIENTÍFICO SOBRE AGROTÓXICO PRESENTE NOS LIVROS DIDÁTICOS DE QUÍMICA E BIOLOGIA NO ENSINO MÉDIO: POSSÍVEIS PROPOSIÇÕES PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS. Revista Areté | Revista Amazônica de Ensino de Ciências, [S.l.], v. 19, n. 33, p. e23008, dez. 2023. ISSN 1984-7505. Disponível em: <https://periodicos.uea.edu.br/index.php/arete/article/view/3759>. Acesso em: 03 jul. 2024. doi: https://doi.org/10.59666/Arete.1984-7505.v19.n33.3759.

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