CONHECIMENTO ESPECIALIZADO DOS TÓPICOS DA QUÍMICA (KoTC) NO CONTEXTO DE ENSINO E APRENDIZAGEM

Resumo

Nos últimos anos, a proposta de modelos educacionais tem sido amplamente estudada, com destaque particular para a área da Matemática. Esta área possui um modelo teórico específico chamado Conhecimento Especializado de Professores de Matemática (MTSK), que descreve o conjunto de conhecimentos matemáticos necessários para o ensino e aprendizagem de conteúdos matemáticos. Embora a Matemática tenha sido pioneira na criação de um modelo de Conhecimento Especializado de Professores, outras áreas das ciências naturais têm desenvolvido seus próprios modelos. Somente em 2018, a Física apresentou um modelo teórico baseado no MTSK. Já em 2019, propusemos um modelo teórico para a área da Química, por meio da pesquisa que resultou na dissertação de mestrado intitulada “Conhecimento Especializado de Professores de Química – CTSK: Proposta de Modelo Teórico”, também inspirado no MTSK, com o objetivo de diminuir a desconexão entre o conhecimento científico e o pedagógico, permitindo que os docentes aprimorem seus conhecimentos para o ensino da Química e, assim, contribuam para os processos de ensino e aprendizagem. Esta pesquisa seguiu a mesma metodologia utilizada na Física, adaptando o MTSK para criar o modelo Conhecimento Especializado de Professores de Química (CTSK). Os dados foram obtidos por meio de episódios de ensino, utilizando temas como agrotóxicos e medicamentos, buscando identificar falhas ou inadequações provenientes da transposição. Os resultados permitiram identificar sete categorias no subdomínio “Conhecimento dos Tópicos da Química – KoTC”, que é um dos componentes do modelo CTSK.

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Publicado
2022-12-30
Como Citar
SOARES, Susel Taís; CARBO, Leandro; RIBEIRO, Marcel Thiago Damasceno. CONHECIMENTO ESPECIALIZADO DOS TÓPICOS DA QUÍMICA (KoTC) NO CONTEXTO DE ENSINO E APRENDIZAGEM. Revista Areté | Revista Amazônica de Ensino de Ciências, [S.l.], v. 18, n. 32, p. e22021, dez. 2022. ISSN 1984-7505. Disponível em: <https://periodicos.uea.edu.br/index.php/arete/article/view/3755>. Acesso em: 22 jul. 2024. doi: https://doi.org/10.59666/Arete.1984-7505.v18.n32.3755.
Seção
Artigos

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