ANÁLISE COMPARATIVA DA ESCOLHA DA OPERAÇÃO EM QUESTÕES ADITIVAS E MULTIPLICATIVAS, ALGÉBRICAS E ARITMÉTICAS

Resumo

Este estudo visa analisar comparativamente a escolha da operação matemática correta em questões aditivas e multiplicativas, abrangendo tanto questões aritméticas quanto algébricas com números naturais e decimais. O objetivo foi analisar comparativamente a habilidade de escolha da operação correta em questões aditivas e multiplicativas, abrangendo questões aritméticas e algébricas, com números naturais e decimais. Utilizando o Teste Qui-Quadrado, este estudo encontrou uma associação estatística significativa entre a escolha da operação correta em números naturais e decimais, apontando para a importância da compreensão conceitual nas escolhas operacionais dos estudantes. Os resultados sugerem que questões algébricas, especialmente as multiplicativas algébricas, representam um desafio maior para os estudantes, destacando a necessidade de abordagens pedagógicas que reforcem a compreensão das propriedades das operações em diferentes contextos.

##submission.authorBiography##

##submission.authorWithAffiliation##

É Doutor em Educação em Ciências e Matemática pela Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT/REAMEC (2017 - 2020), possui Mestrado Profissional em Matemática pela Universidade Federal do Tocantins - UFT/ProfMat (2014 - 2015) e Graduação em Licenciatura Plena Em Matemática pela Universidade do Estado do Pará - UEPA (2004 - 2007). Atualmente é Professor EBTT de Matemática efetivo com dedicação exclusiva e atua no Programa de Mestrado em Ensino (PPGEn) no Instituto Federal de Mato Grosso - IFMT. É Editor-chefe da Revista Prática Docente (ISSN 2526-2149) e Líder do Grupo de Pesquisa Ensino de Ciências e Matemática no Baixo Araguaia, registrado no CNPq. Incentivador de Acesso Aberto (Open Acess) para publicações científicas.

Referências

AFEKENSTAM, Adolf; GREGER, Karl. Some aspects of children’s ability to solve mathematical problems. Educational Studies in Mathematics, [S. I.], v. 14, n. 4, p. 369–384, 1983. https://doi.org/10.1007/BF00368235.
BARBETTA, Pedro Alberto. Estatística Aplicada Às Ciências Socias. 8a ed. Florianópolis: Ed. da UFSC, 2012.
BELL, Alan; FISCHBEIN, Efraim; GREER, Brian. Choice of operation in verbal arithmetic problems: the effects of number size, problem structure and context. Educational Studies in Mathematics, [S. I.], v. 15, n. 2, p. 129–147, 1984. https://doi.org/10.1007/BF00305893.
BELL, Alan; SWAN, Malcolm; TAYLOR, Glenda. Choice of Operation in Verbal Problems with Decimal Numbers. Educational Studies in Mathematics, [S. I.], v. 12, n. 4, p. 399–420, 1981. Disponível em: https://www.jstor.org/stable/3482396. Acesso em: 16 mar. 2024.
BURCH, Robert L. Formal Analysis as a Problem-Solving Procedure. Journal of Education, [S. I.], v. 136, n. 2, p. 44–64, 1953. https://doi.org/10.1177/002205745313600205.
CARPENTER, Thomas P.; ANSELL, Ellen; FRANKE, Megan L.; FENNEMA, Elizabeth; WEISBECK, Linda. Models of Problem Solving: A Study of Kindergarten Children’s Problem-Solving Processes. Journal for Research in Mathematics Education, [S. I.], v. 24, n. 5, p. 428–441, 1993. https://doi.org/10.2307/749152.
GOMES, Romeu. Análise e interpretação de dados de pesquisa. In: DESLANDES, Suely Ferreira; GOMES, Romeu; MINAYO, Maria Cecília (org.). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. Petrópolis: Vozes, 2009. p. 79–108.
GUIMARÃES, Sheila Denize. Problemas de estrutura aditiva: análise da resolução de alunos de 3a série do ensino fundamental. Revista Eletrônica de Educação Matemática, [S. I.], v. 4, n. 1, p. 5–17, 2009. https://doi.org/10.5007/1981-1322.2009v4n1p5.
JUCA, Rosineide De Sousa. Um estudo das competências e habilidades na resolução de problemas aritméticos aditivos e multiplicativos com os números decimais. 2014. 283f. Tese (Doutorado em Educação em Ciências e Matemática) - Universidade Federal do Pará, Belém, 2014.
JUSTO, Jutta Cornelia Reuwsaat. Mais. ou menos?.: a construção da operação de subtração no campo conceitual das estruturas aditivas. 2004. 131f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2004.
LEVINE, David M.; STEPHAN, David F.; KREHBIEL, Timothy C.; BERENSON, Mark L. Estatística: Teoria e Aplicações. Traduzido por Teresa Cristina Padilha de Souza. 5a ed. Rio de Janeiro: LTC, 2008.
LOPES, Thiago Beirigo; FELIX, Ana Paula Nunes; SÁ, Pedro Franco De. Associação estatística entre escolha da operação em questões multiplicativas com números naturais e com números decimais. Revista Exitus, Santarém, v. 12, p. e022046–e022046, 2022. https://doi.org/10.24065/2237-9460.2022v12n1ID1920.
LOPES, Thiago Beirigo; FELIX, Ana Paula Nunes; SÁ, Pedro Franco De. Associação estatística entre escolha da operação em questões aditivas com números naturais e com números decimais. Revista de Educação Pública, No prelo. [S. I.], No prelo, 2023.
LOPES, Thiago Beirigo; SÁ, Pedro Franco De. Questões aritméticas, questões algébricas e escolha da operação: interrelações em uma revisão bibliográfica. Perspectivas da Educação Matemática, [S. I.], v. 16, n. 41, p. 1–22, 2023. https://doi.org/10.46312/pem.v16i41.16617.
MORETTI, Méricles Thadeu; BRANDT, Celia Finck. Dificuldades na resolução de problemas aditivos a uma operação: ponto de encontro esclarecedor à luz da noção de congruência semântica. Acta Scientiae, [S. I.], v. 16, n. 3, 2014. Disponível em: http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/acta/article/view/1173. Acesso em: 18 jun. 2024.
NESHER, Perla; TEUBAL, Eva. Verbal cues as an interfering factor in verbal problem solving. Educational Studies in Mathematics, [S. I.], v. 6, n. 1, p. 41–51, 1975. https://doi.org/10.1007/BF00590023.
SÁ, Pedro Franco De. Os problemas envolvendo as quatro operações e a unidade do pensamento linear. 2003. 203f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2003.
SÁ, Pedro Franco De; FOSSA, John A. Arithmetic word problems and algebra word problems. Jornal Internacional de Estudos em Educação Matemática, [S. I.], v. 5, n. 1, 2012. https://doi.org/10.17921/2176-5634.2012v5n1p%p.
SÁ, Pedro Franco De; FOSSA, John Andrew. Uma distinção entre problemas aritméticos e algébricos. Revista Educação em Questão, Natal, v. 33, n. 19, 2008. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/3936. Acesso em: 22 ago. 2023.
SAMPIERI, Roberto Hernández; COLLADO, Carlos Fernandez; LUCIO, Pilar Baptista. Metodologia de Pesquisa. Traduzido por Daisy Vaz de Moraes. 5. ed. Porto Alegre: Penso, 2013.
SANTOS, Robério Valente. O ensino de problemas envolvendo as quatro operações fundamentais com números naturais. 2017. 393f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Matemática) - Universidade do Estado do Pará, Belém, 2017.
SCHWARTZ, Stuart E.; BUDD, Diane. Mathematics for handicapped learners: a functional approach for adolescents. Focus on Exceptional Children, [S. I.], v. 13, n. 7, 1981. https://doi.org/10.17161/foec.v13i7.7433.
SILVA, Benedita das Graças Sardinha Da. Ensino de problemas envolvendo as quatro operações por meio de atividades. 2015. 223f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Estado do Pará, Belém, 2015. Disponível em: http://ccse.uepa.br/mestradoeducacao/wp-content/uploads/dissertacoes/09/benedita_das_graas_sardinha_da_silva.pdf. Acesso em: 13 abr. 2017.
VERGNAUD, Gérard. A criança, a matemática e a realidade: problemas do ensino da matemática na escola elementar. Traduzido por Maria Lucia Faria Moro. Curitiba: UFPR, 2009.
ZWENG, Marilyn J. One point of view: the problem of solving story sroblems. The Arithmetic Teacher, [S. I.], v. 27, n. 1, p. 2–3, 1979. Disponível em: https://www.jstor.org/stable/41191628. Acesso em: 16 mar. 2024.
Publicado
2022-12-30
Como Citar
LOPES, Thiago Beirigo; FELIX, Ana Paula Nunes; SÁ, Pedro Franco de. ANÁLISE COMPARATIVA DA ESCOLHA DA OPERAÇÃO EM QUESTÕES ADITIVAS E MULTIPLICATIVAS, ALGÉBRICAS E ARITMÉTICAS. Revista Areté | Revista Amazônica de Ensino de Ciências, [S.l.], v. 18, n. 32, p. e22020, dez. 2022. ISSN 1984-7505. Disponível em: <https://periodicos.uea.edu.br/index.php/arete/article/view/3727>. Acesso em: 22 jul. 2024. doi: https://doi.org/10.59666/Arete.1984-7505.v18.n32.3727.
Seção
Artigos

##plugins.generic.recommendByAuthor.heading##

##plugins.generic.recommendByAuthor.noMetric##