OBSTÁCULOS EPISTEMOLÓGICOS RELATIVOS AO CONCEITO DE LIMITE NA PRODUÇÃO ACADÊMICA EM HISTÓRIA DA MATEMÁTICA

Resumo

Esse trabalho teve por objetivo realizar um levantamento da produção acadêmica gerada em pesquisas de dissertações e teses do país, no campo da Educação Matemática, especificamente os trabalhos que versam sobre as implicações dos obstáculos epistemológicos no desenvolvimento do conceito de limite, e conceitos da sua vizinha, como variável, função e continuidade. Foram analisadas 6 pesquisas entre teses e dissertações e 1 capítulo de livro de âmbito internacional que trata da mesma temática. Esta é uma pesquisa bibliográfica, no qual a coleta de dados foi realizada em documentos. A análise foi realizada através da identificação do trabalho, seu objetivo, procedimentos metodológicos, alguns resultados e a identificação do que a pesquisa apresentou sobre os obstáculos epistemológicos relativos aos conceitos de limites, variável, função e continuidade. Os trabalhos trazem contribuições significativas para a Educação Matemática, inclusive apresentando elementos teóricos significativos para a produção do conhecimento reconhecido como científico nessa área. A partir dos obstáculos epistemológicos identificados nestes trabalhos, é possível analisar implicações para o ensino de limite, variável, função e continuidade.

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Publicado
2022-07-30
Como Citar
MORAES, Mônica Suelen Ferreira de; COSTA, Dailson Evangelista; MENDES, Iran Abreu. OBSTÁCULOS EPISTEMOLÓGICOS RELATIVOS AO CONCEITO DE LIMITE NA PRODUÇÃO ACADÊMICA EM HISTÓRIA DA MATEMÁTICA. Revista Areté | Revista Amazônica de Ensino de Ciências, [S.l.], v. 17, n. 31, p. e22002, jul. 2022. ISSN 1984-7505. Disponível em: <https://periodicos.uea.edu.br/index.php/arete/article/view/3717>. Acesso em: 03 jul. 2024. doi: https://doi.org/10.59666/Arete.1984-7505.v17.n31.3717.
Seção
Artigos

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