As avaliações externas e o ensino de geografia nas séries iniciais do ensino fundamental em Manaus

  • Krislane Karoline Ferreira Rabelo UEA
  • Francisnei José Taveira UEA
  • Danielle Mariam Araújo dos Santos UEA
  • Sandro Ferreira Rabelo UEA

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo abordar o ensino de Geografia no Ensino Fundamental, propondo uma reflexão sobre as avaliações externas aplicadas pelo MEC e a estratégia interdisciplinar de ensino como caminho para a compreensão do espaço geográfico por meio da articulação dos saberes essenciais para o aprendizado da criança. No texto, apresenta-se uma reflexão sobre a metodologia de ensino da Geografia
nas séries iniciais e sua importância nesta fase. Com base em observações feitas em uma escola pública do Ensino Fundamental de Manaus, foi possível perceber que o ensino contemporâneo da Geografia ainda possui um caráter tradicional, não desperta o interesse das crianças com relação ao objeto de estudo, mantendo-os afastados da construção e reconstrução de novos conhecimentos. Neste trabalho busca-se apresentar uma Geografia que trabalhe a realidade da criança, na busca de uma melhor compreensão do espaço geográfico.


This study aims to address the Geography teaching in elementary school, proposing a reflection on the external evaluations applied by the MEC and interdisciplinary teaching strategy as a path to understanding the geographic space through the articulation of essential knowledge for learning of child. Reflecting on the current teaching of geography in the early grades of elementary school, analyzing the methodology applied in the classroom, and the importance of this curriculum component for this stage of education. Based on observations made in a public school of elementary school in Manaus, it was revealed that the contemporary teaching of geography also has a traditional character, does not arouse children's interest with respect to the object of study, keeping them away from the building and reconstruction of new knowledge. This work seeks to present a geography that works the child's reality, in search of a better understanding of geographical space.

Publicado
2019-01-07
Como Citar
RABELO, Krislane Karoline Ferreira et al. As avaliações externas e o ensino de geografia nas séries iniciais do ensino fundamental em Manaus. Revista Saberes & Práticas, [S.l.], n. 1, p. 108-119, jan. 2019. ISSN 2596-013X. Disponível em: <https://periodicos.uea.edu.br/index.php/rsp/article/view/1312>. Acesso em: 20 abr. 2024.