Desafios e limitações na comunicação entre discente e docentes do PARFOR na realidade amazônica

  • Maria Inez Pereira de Alcântara UFAM
  • Vanquindar Ferreia Mar Júnior UFAM

Resumo

O texto aborda um relato de experiência realizada num munícipio do Amazonas, com uma turma de Pedagogia, do PARFOR, em que ministramos aulas de Psicologia Geral e da Personalidade. A turma em questão, abrigava estudantes indígenas e não indígenas. A pergunta de partida que originou este relato foi a seguinte: como estabelecer a ação comunicativa e reflexiva na relação didática, se os sujeitos envolvidos apresentam limitações na compreensão do código linguístico um do ou-tro? Os objetivos são, em primeiro lugar, relatar os principais desafios e limitações encontrados no desenvolvimento das aulas, principalmente aqueles relacionados aos procedimentos avaliativos e, em segundo lugar, socializar algumas proposições didáticas referentes a esses procedimentos. A metodologia adotada foi a pesquisa-ação. Os resultados alcançados dizem respeito à melhoria do desempenho dos discentes e do docente e, sobretudo, às adaptações dos instrumentos de avaliação da aprendizagem à realidade da turma, cuja descrição se encontra no corpo deste texto. Finalmente, apresentamos algumas sugestões para serem desenvolvidas com docentes, que tenham a pretensão de ministrar aulas em turmas com as características aqui apontadas.


 


The text addresses an experience report carried out in a municipality of Amazonas, with a group of Pedagogy, PARFOR, in which we teach classes in General Psychology and Personality. The class in question housed indigenous and non-indigenous students. The starting question that gave rise to this report was: how to establish communicative and reflexive action in the didactic relationship, if the subjects involved present limitations in the understanding of the linguistic code of each other? The objectives are, first, to report the main challenges and limitations encountered in the development of classes, especially those related to evaluation procedures and, secondly, to socialize some didactic propositions referring to these procedures. The methodology adopted was action research. The results obtained are related to the improvement of the performance of students and the teacher and, above all, to the adaptations of the instruments of evaluation of learning to the reality of the class, whose description is in the body of this text. Finally, we present some suggestions to be developed with teachers, who intend to teach classes in classes with the characteristics indicated here.

Publicado
2019-01-07
Como Citar
ALCÂNTARA, Maria Inez Pereira de; JÚNIOR, Vanquindar Ferreia Mar. Desafios e limitações na comunicação entre discente e docentes do PARFOR na realidade amazônica. Revista Saberes & Práticas, [S.l.], n. 1, p. 103-107, jan. 2019. ISSN 2596-013X. Disponível em: <https://periodicos.uea.edu.br/index.php/rsp/article/view/1311>. Acesso em: 25 abr. 2024.