Feira de Ciências na Educação Infantil

a criança aprendendo com as ervas medicinais

  • Elis Sônia Aparício dos Santos UEA

Resumo

O referido artigo relata uma experiência docente, sob minha responsabilidade, realizada com as crianças do 2.º Período da Educação Infantil, do CMEI Francisco Pereira da Silva. A Feira de Ciências possibilitou a essas crianças a oportunidade de se expressarem e de compreenderem melhor o mundo em que vivem, através do conhecimento adquirido sobre as ervas medicinais e seus benefícios para a saúde. Os dados coletados foram obtidos por meio de pesquisa investigativa, registros escritos e fotográficos, filmagens e avaliações. Como resultados dessa experiência, foi possível concluir que a feira de Ciências tornou-se um palco para exposição dos belíssimos trabalhos construídos pelas crianças, que mobilizou a família, a comunidade e seu entorno. E ainda mostrou a importância primordial da Feira como uma atividade teórica e prática que possibilitou à criança uma aprendizagem global para toda a vida.


IThe article relates a teaching experience, under my responsibility, of the 2nd period Children Education, in CMEI Francisco Pereira da Silva. The Fair of Sciences made possible to these children, the opportunity to express themselves and to better understand the world where they live, through the taken knowledge about medicinal herbs and its benefits to health. The collected data were sourced from an investigative research, written and photographed reports, videos recorded and tests. As the result of this experience, it was possible conclude that the fair of Sciences became a stage to exposition of the beautiful works made by the children, that mobilized the families, community and the surrounding. It showed the primordial importance of the Fair as a target and practice activity that enabled the child a global learning for the whole life.

Publicado
2019-01-07
Como Citar
SANTOS, Elis Sônia Aparício dos. Feira de Ciências na Educação Infantil. Revista Saberes & Pr?ticas, [S.l.], n. 1, p. 95-102, jan. 2019. ISSN 2596-013X. Disponível em: <http://periodicos.uea.edu.br/index.php/rsp/article/view/1310>. Acesso em: 21 nov. 2019.
Edição
Seção
Artigos